segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Centro de Testagem está funcionando no Hospital de Cuidados Intensivos

 


A partir desta segunda-feira (27), o Centro de Testagem, que funcionava na Beira Mar, está atendendo ao público no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI). O público atendido continua o mesmo: idosos a partir de 60 anos, profissionais da educação, da saúde e da segurança, pessoas com doenças crônicas e pessoas com deficiência. 

“A política de testagem sempre foi um pilar do governo. Nosso Centro de Testagem da Beira Mar funciona desde março de 2020 e já realizou mais de 43 mil testes. O Governo do Estado tomou a decisão de trazer para cá para o nosso hospital que é referência Covid. O objetivo é ampliar e dar mais conforto para as pessoas que precisam fazer o teste e continuar com essa política. Vamos continuar testando a população maranhense até que o último paciente com coronavírus seja identificado”, afirmou o presidente da Emserh, Marcos Grande. 

Atendimento

No HCI, o Centro de Testagem vai funcionar no setor térreo, com duas salas para anamnese, um consultório médico e duas salas para coleta, além do setor administrativo, onde se faz a atualização do sistema.

“Aqui no HCI, mais um serviço para população do estado do Maranhão. Assim a gente consegue dar mais qualidade à população. Um novo local, mais bem localizado, com uma recepção mais bem estruturada e foi tudo muito bem pensado”, frisou o diretor clínico do HCI, Marcus Grangeiro.  

Em 2020, no CT da Beira Mar foram realizados 32.465 testes, destes: 4.598 do tipo PCR, 6.412 Testes Rápidos, 3.788 Painel Viral e 17.665 Sorologias. Em 2021, até o dia 21 de setembro, foram contabilizados 10.681 testes, sendo 7.238 PCR, 2.584 Testes Rápidos e 859 Antígenos.

Centro de Testagem

O equipamento foi inaugurado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em 23 de março de 2020 e é gerenciado pela Emserh. Para agendar o atendimento no Centro de Testagem, basta usar o aplicativo do Procon MA, ou acessar o site do Procon (www.procon.ma.gov.br) ou ainda pelo Disque Saúde (3190-9091).

Nenhum comentário:

Postar um comentário