sábado, 25 de setembro de 2021

Na Semana Nacional de Trânsito o alerta sobre acidentes com quebra de postes

 


A distribuidora de energia, Equatorial Maranhão, já registrou 1.124 acidentes envolvendo postes de energia em todo o estado, somente este ano 

  

   

Dados do Ministério da Infraestrutura apontam que acidentes de trânsito são uma das maiores causas de morte no mundo todo. Nesse sentido, durante a Semana Nacional de Trânsito, a Equatorial Maranhão alerta à população sobre os cuidados necessários para prevenção de acidentes com quebra de postes, que causam muitos transtornos para todos os envolvidos direta e indiretamente. 

  

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, período em que são realizadas ações em todo o País com o objetivo de conscientizar motoristas, passageiros e pedestres acerca dos cuidados necessários para um trânsito saudável. Este ano, a campanha tem como tema “No Trânsito, Sua Responsabilidade Salva Vidas." 

  

A Equatorial Maranhão explica que acidentes com quebra de postes podem trazer sérios riscos aos envolvidos no acidente, e levar até mesmo à perda da vida. Além disso, esse tipo de situação afeta também a população que acaba ficando sem o fornecimento da energia elétrica, pois na maioria dos casos o acidente atinge mais de um poste e danifica diversos componentes da rede elétrica. 

  

Um balanço realizado pela Distribuidora, aponta que desde o início do ano até este mês de setembro, já foram registradas 1.124 ocorrências provocadas por veículos automotivos contra postes da empresa. Esses dados apontam ainda, que São Luís lidera o ranking de acidentes desse tipo, totalizando 182 ocorrências de janeiro até setembro deste ano. Em segundo lugar aparece a cidade de Balsas, com 52 casos, e na sequência Imperatriz com 35, seguido de Vitorino Freire, com 33 ocorrências e São José de Ribamar com 30 ocorrências registradas. 


  

Ranking – Top 5 municípios com o maior número de ocorrências (Fazer tabela com o ranking) 

  

Nos pontos com os maiores registros de ocorrências, a Equatorial Maranhão instalou barreiras (manilhas com areia) na frente dos postes, feitas para amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes, dificultando a queda do poste sobre o carro e preservando assim a vida do motorista e dos passageiros. 


Prejuízos 

   

O custo para a troca de postes e componentes da rede danificados durante um acidente varia de R$ 3 mil a R$ 44 mil reais. Esse custo vai de acordo com as condições da estrutura atingida: qual o tipo de poste, o que está instalado nele e qual a carga (energia) interrompida na área afetada. Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo, ele é responsabilizado para arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária. Mas, na maioria dos casos, o prejuízo acaba ficando com as distribuidoras de Energia, pois nem sempre é possível identificar o condutor. 

 

O que fazer em acidentes com quebra de poste 

 

A Equatorial Maranhão reforça que em situações dessa natureza, a população entre em contato por meio da Central 116 e informe o local com ponto de referência, e que ligue também para o SAMU (192).  É arriscado se aproximar de fios e cabos, ou mesmo tocar em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Nos casos em que a estrutura caia sobre o carro, a orientação é que a vítima não saia de dentro do veículo até a chegada das equipes da Equatorial, que irão isolar a área e desligar a energia  

Nenhum comentário:

Postar um comentário