segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Seduc realiza primeiro ciclo formativo com professores da creche da Liberdade

 


Desde o último dia 22, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem realizando o acolhimento e o I Ciclo Formativo da equipe docente do Centro Integral de Educação Infantil – Creche da Liberdade. A formação segue até o próximo dia 5 de outubro e envolve cerca de 30 profissionais do Centro.

A ação tem o objetivo favorecer o desenvolvimento profissional de toda a equipe e possibilitar a ampliação de horizontes culturais, qualificando os serviços do Centro Integral de Educação Infantil – Creche da Liberdade, que oferecerá Educação Infantil com vistas a promover o desenvolvimento integral, diverso, inclusivo e autônomo de crianças de 6 meses a 5 anos de idade, garantindo ainda acompanhamento das famílias para o desenvolvimento de saúde e bem-estar. 

A gestora geral da Creche da Liberdade, Márcia Porto explica que a formação tem foco no cuidado físico e psíquico do público interno, desde professores até a equipe de apoio técnico operacional (agente de portaria, auxiliar de limpeza e copeira) da instituição.

“Acolher, cuidar e educar são ações primordiais da Creche da Liberdade e essas ações não são voltadas apenas para nossas crianças, mas para todos que fazem parte do nosso coletivo. Nesse sentido a equipe gestora, com o apoio da Seduc, planejou um momento de acolhida e formação para os professores e equipe de apoio. É muito importante que toda instituição educacional promova ações dessa natureza para que os profissionais possam se sentir seguros no desenvolvimento do seu trabalho, tanto nos aspectos emocionais como na sua competência técnica”, destacou a gestora.

O I Ciclo Formativo será realizado no período de 15 dias e durante esse período serão contempladas as temáticas referentes ao: cuidado, escuta, contexto sócio econômico e cultural do bairro da Liberdade; biossegurança; protocolos de higiene e nutrição; primeiros socorros; organização dos espaços pedagógicos; a abordagem Emi Pikler e as Pedagogias Participativas, temáticas estas que são o aporte pedagógico da Instituição.

Renato Mendes, que é enfermeiro e bombeiro militar há 15 anos, participou de um dos momentos realizados no I Ciclo Formativo, ministrando o treinamento de Primeiros socorros, e falou da importância dessa atenção dada pela gestão escolar.

“Viemos aqui hoje para ministrar um treinamento que é de real importância para todas as escolas do nosso Brasil, que é o treinamento de Primeiros Socorros. Conhecimentos pontuais para que esses professores, técnicos e a gestão estejam preparados para atuar e possamos salvar vidas”, disse Renato Mendes.

Atualmente, o corpo docente da Creche da Liberdade conta com 18 professores, um trio de equipe gestora e equipe de apoio que está inclusa nesse processo formativo. Para o professor Romário Sousa, esse é um momento de capacitação muito proveitoso e de grande importância para o currículo, além de ser uma oportunidade para receber orientações de como lidar com todos os processos de ensino aprendizagem para as crianças que vão participar da creche. 

“É um momento de grande aprendizagem para todos nós, em que estamos enriquecendo e aprimorando os nossos conhecimentos. Serão vários dias de capacitação e eu espero que ao final possamos estar todos capacitados para exercer nosso trabalho com eficiência e qualidade”, afirmou o professor.

A gestora Márcia Porto complementou ainda que, além do Processo Formativo, o Ciclo destaca o acolhimento, que é uma das práticas educativas do modelo pedagógico da instituição, considerando que é essa uma atitude que estabelecerá uma relação de confiança com vínculos de cuidados e humanização, primando pela saúde emocional da equipe de professores e de apoio.

A instituição compreende que o trabalho dos profissionais da educação infantil é um campo em construção e se constitui como uma reflexão sobre a necessidade da ação formativa que inclua os diversos aspectos referentes ao atendimento em creche e pré-escola, permitindo subsidiar a equipe pedagógica e a equipe de apoio na elaboração de um trabalho integrado e coletivo de atuação de todos os profissionais do Centro.

“Essas formações estão sendo muito proveitosas e que darão significado para a nossa prática. Estamos com muita expectativa para receber esses pequenos estudantes e, com certeza, com essas formações estaremos prontos para recebê-los com muito mais bagagem pedagógica”, concluiu Fadya Alencar, professora da Creche da Liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário