sábado, 25 de setembro de 2021

TERCEIRA DOSE: CIB aprova adoção do esquema heterólogo de reforço da vacinação contra a covid-19 para trabalhadores da saúde

 


A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Maranhão aprovou, nesta quinta-feira (23), a adoção do esquema heterólogo na dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para os trabalhadores da saúde que atuam nas unidades das redes públicas estadual, municipais e privadas. 

A decisão dos gestores de saúde do Estado e municípios estabelece que terão prioridade de vacinação para a dose de reforço os trabalhadores da saúde que estiverem no efetivo exercício de suas funções das unidades de saúde. 

“A intercambialidade de vacinas em situações de indisponibilidade de vacina homóloga, de certo, vai permitir a aceleração e o reforço da vacinação dos profissionais de saúde, então vamos aproveitar esse momento para elevar a imunização das pessoas e vencer a luta contra a Covid-19”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

A adoção do esquema heterólogo na vacinação contra a Covid-19 no Maranhão será adotado em situações de indisponibilidade do esquema homólogo.

O colegiado aprovou também que os trabalhadores da saúde dos estabelecimentos de assistência, vigilância, regulação e gestão à saúde serão contemplados com vacinação, de acordo com os critérios das respectivas categorias, conforme definido pelo Ministério da Saúde. 

Esquema heterólogo

Anteriormente, os gestores de saúde do Estado e municípios já haviam aprovado a Resolução AD Referendum n.º 26, de 13 de setembro último, que aprovou, no Estado do Maranhão, o esquema heterólogo na vacinação contra a Covid-19 da 3ª dose para todos os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, com intervalo de cinco meses após a última do esquema básico (D1 + D2 ou dose único), bem como para as pessoas com comprometimento da resposta imune, com intervalo para a dose de reforço de 28 dias após dose do esquema básico (D1 + D2 ou dose única).

Nenhum comentário:

Postar um comentário