quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Caravana Escola Digna 2.0 mobiliza comunidade escolar e premia estudantes em Timon

 


“Hoje estamos com o secretário Felipe Camarão, neste momento de interação, de conversa e escuta, que é de suma importância para os profissionais da educação. O Governo do Maranhão tem ouvido a nossa classe e eu desejo que ele continue nos ouvindo e apoiando cada vez mais”. O depoimento é da professora do Centro Educa Mais Ana Bernardes, Elisandra Martins, durante a Caravana Escola Digna 2.0, realizada na Unidade Regional de Educação (URE) de Timon, na quarta-feira (27), e que reuniu mais 300 pessoas.

A caravana está percorrendo o Maranhão para discutir o destino dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O encontro ocorreu no Centro Educa Mais Jacira de Oliveira e Silva, localizado no município de Timon. Na ocasião, também aconteceu a premiação de estudantes da escola pela conquista de medalhas em diversos eventos educacionais.

O momento reuniu educadores, gestores municipais de educação, estudantes e trabalhadores de escolas da URE de Timon, composta pelos municípios de Matões, Parnarama, São Francisco do Maranhão e Timon. O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, falou das diversas ações realizadas no município.  

“Eu aproveitei para vistoriar a obra da Escola Clodomir Millet e dar início à reforma da quadra, que muito em breve iremos inaugurar. Tivemos uma importante reunião com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para anunciar a implantação do primeiro IEMA [Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão] do Campo do Maranhão, que será aqui em Timon e, finalmente, a premiação dos estudantes aqui do Jacira; e também a Caravana do Escola Digna 2.0, um momento de diálogo, para que o Maranhão continue a se desenvolver, por meio da educação”, ressaltou o secretário. 

Precatórios

Os precatórios são valores devidos pela União aos estados e municípios em razão de retenções ilegais no Fundef ocorridas entre 1998 e 2006. A dívida já foi reconhecida em 2017 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e implicará no pagamento desses recursos por parte da União e sua destinação deverá ser exclusivamente vinculada a investimentos em educação.

O Governo do Estado tem dialogado com educadores e dirigentes municipais sobre a mais adequada aplicabilidade dos recursos do Fundef, promovendo um espaço de ampla discussão entre os atores educacionais de todo o estado. O professor Cícero Damásio, do Centro de Ensino Mestre Tibério, em Parnarama, falou da importância do diálogo para discutir os rumos da educação do estado. 

“Esse momento com o secretário Felipe Camarão foi de suma importância para nós, porque ele ouviu as reivindicações e colocou a valorização dos professores como uma das principais questões nesse debate. É extremamente importante esse processo democrático de discussão na melhoria da escola, para que possamos transformar a nossa realidade através da educação”, proferiu.

O secretário municipal de Educação de Timon, Samuel Silva, falou do encontro que discutiu os precatórios do Fundef. “Recebemos o secretário Felipe Camarão e discutimos sobre as divisões dos precatórios do Fundef. As discussões aconteceram com a presença de professores, secretários, dos sindicatos das redes estadual e municipais, o que fortaleceu o debate pela melhoria da educação”, exprimiu.

Premiação de estudantes

O Centro Educa Mais Jacira de Oliveira e Silva também foi palco da cerimônia de premiação dos estudantes da escola que se destacaram em olimpíadas estudantis e outros eventos educacionais. A premiação consiste na entrega de medalhas para os estudantes vencedores, nos anos de 2020 e 2021, nas Olimpíadas Nacional de Ciências (ONC), a de Química; Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); Robótica e Prêmio de Poesia.

O estudante Gustavo Augusto vem se destacando, há alguns anos, em concursos literários. Atualmente foi selecionado para Prêmio Internacional de Poesia de Lisboa. O estudante ressaltou a importância do Governo do Estado no apoio à comunidade escolar, para a transformação da educação no Maranhão.

“Estamos aqui nesse belíssimo e grandioso evento, que reúne professores, o secretário Felipe Camarão, e nós alunos que fomos premiados em olimpíadas nacionais e também olimpíadas de poesia. É de suma importância essa integração da Secretaria do Estado, juntamente com os professores e também com os alunos, porque mostra a eficiência, não só do governo, mas a eficiência de pessoas que se importam com a educação, com os jovens protagonistas que nós somos”, expressou o estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário