terça-feira, 26 de outubro de 2021

Carlos Lula destaca investimentos em assistência odontológica em encontro com profissionais da Saúde Bucal

 


O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, participou, nesta segunda-feira (25), do Encontro dos Profissionais da Saúde Bucal na Atenção Primária em Saúde. Na oportunidade, o gestor estadual da saúde destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado em assistência odontológica. Disponibilizado pelo canal de YouTube da secretaria, o encontro acontece até o dia 28 de outubro e tem como público-alvo os acadêmicos, profissionais da Atenção Primária e demais profissionais interessados na temática atuantes no Brasil.

“O debate sobre saúde bucal dentro do Sistema Único de Saúde é muito recente. Portanto, é mais do que necessário fortalecer a Atenção Primária em Saúde, as Equipes de Saúde Bucal. E fazemos tudo isso como prova do nosso compromisso com as pessoas, pois trabalhamos para cuidar do outro, para que ele tenha uma condição de vida melhor”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

Dos investimentos elencados pelo gestor de saúde do Maranhão, está a Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), estratégia do Governo do Estado que busca descentralizar o acesso à serviços públicos especializados em saúde bucal. O Governo já implantou três unidades do Sorrir no estado, sendo duas em São Luís e uma terceira no município de Presidente Dutra. 

Com atendimentos de urgência, exames de imagem, biópsias, tratamento cirúrgico, aplicações de próteses totais e parciais, implantes, manutenção e instalação de aparelhos ortodônticos, entre outras, a Sorrir se consolida como serviço como projeto de cuidado integral e de dignidade aos beneficiados.  

O Encontro dos Profissionais da Saúde Bucal na Atenção Primária em Saúde acontece anualmente. Durante o evento, são discutidos temas variados e relevantes para assistência odontológica, os quais contribuem para o fortalecimento do planejamento e execução das ações de saúde bucal nos municípios.


Segundo a chefe do Departamento de Atenção à Saúde Bucal da SES, Glenda Carneiro Léda Rêgo, o evento deixa claro o poder da Odontologia na esfera pública. “É uma oportunidade para dialogarmos sobre assuntos relevantes e que têm impacto direto com a atividade laboral e acadêmica, tendo em vista sempre a busca por melhorar cada vez mais a nossa contribuição junto à sociedade e os serviços prestados a ela”, afirmou. 

Participando do evento, o professor e docente titular da Universidade de São Paulo (USP), Alberto Consolaro discorreu sobre as “Doenças virais na boca: diagnóstico e abordagem terapêutica”. “Antes tínhamos vírus que se adaptam melhor de acordo com a localidade e clima, mas atualmente isso não se aplica mais. Podemos encontrar os vírus nos mais diversos tipos de materiais, produtos, pessoas e seres vivos e a principal razão disso é a superpopulação globalizada”. 

Nos quatro dias do evento também serão debatidos temas como “O início dos primeiros mil dias de vida: a importância do pré-natal odontológico”, “Urgências dos traumatismos dentários no serviço público”, “Atendimento odontológico a crianças com cardiopatia”, “O papel do cirurgião-dentista no diagnóstico precoce do câncer de boca” e “A odontologia e sua participação no Previne Brasil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário