quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Roberto Rocha exclui postagem transfóbica após ser detonado nas redes sociais


O senador Roberto Rocha (PSDB-MA), foi alvo de duras críticas na tarde desta terça-feira (26/10), ao ter se pronunciado de forma transfóbica a escolha do governo do Maranhão, em convidar o influenciador homoafetivo Alex Brito, de 16 anos, para estrelar a campanha de lançamento da nova plataforma de educação do estado. O parlamentar afirmou que a peça era uma “apologia a homossexualidade”.

Alex, também conhecido como Bota Pó, é de Bacabal, interior do Maranhão, e tem mais de 450 mil seguidores na rede social Instagram. 

Bota Pó é referência para boa parte dos adolescentes do Maranhão e de outros estados brasileiros. O influenciador é conhecido por pessoas que também fazem sucesso nas redes sociais, como as maranhenses Thaynara OG e Pablo Vittar. Eis o vídeo:

No post, o senador publicou o vídeo da campanha e, na legenda, pareceu desconhecer a notoriedade de Bota Pó ao dizer que o governo do Maranhão deveria ter escolhido como garoto propaganda “um maranhense que tenha se destacado em alguma área” e não “um jovem homossexual assumido fazendo o papel de menina”.


Após ser duramente criticado, Roberto Rocha apagou o post.

O Governo do Estado também se manifestou a respeito do episódio. Uma das pessoas que se manifestou foi o Secretário Estadual de Educação, Felipe Camarão.






"Temos um universo de 300 mil estudantes em nossa rede e selecionamos alguns professores e estudantes para nos ajudar nesse processo de divulgação da plataforma, diga-se de passagem, foi lançada no ano passado, para ajudar a rede com o ensino remoto. O Alex Brito, conhecido no meio virtual como Bota Pó, tem 16 anos e é estudante da Rede Pública Estadual, do interior do Maranhão. Foi escolhido para estrelar a campanha por esse critério e pela sua vida dinâmica, que casa com a proposta da plataforma, em que o mote é “ você pode estudar em qualquer lugar”. Por que não o escolheríamos? Sua orientação sexual em nada fere a nossa campanha e o objetivo dela. Não aprovo a postura do senador Roberto Rocha. E até o convido a nos ajudar, dando visibilidade em suas redes para o que realmente importa, como por exemplo, divulgar a plataforma Gonçalves Dias, que tem centenas de conteúdos educativos, produzidos por professores e profissionais da rede pública do Maranhão. Somos um governo de todos e da diversidade".


Veja abaixo o posicionamento completo da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedhpop):

“Lamentável e cruel o posicionamento do senador Roberto Rocha que destila ódio, homofobia e transfobia contra uma adolescente maranhense. Ao invés de se preocupar com os problemas reais do país como a fome, a miséria e o desemprego, por exemplo, ataca a campanha da Educação do Maranhão, que valoriza uma das personagens maranhenses adolescentes que é destaque no país com a sua arte, tentando jogar a população contra as políticas de educação no estado do Maranhão.

A Bota Pó não é “um jovem fazendo papel de menina”, mas uma adolescente que está vivendo o seu gênero e sua sexualidade e pra isso exige respeito e liberdade.

Sim, uma adolescente trans, protagonista da nossa juventude, que traz em sua vida e história uma mensagem política: a escola não pode ser lugar de exclusão. Queremos um Estado para todes, por isso a escola dignas tem que ser inclusivas e sem preconceitos.

Botá Pó na nossa campanha estadual de Educação é uma belíssima mensagem sobre direitos humanos, inclusão, respeito e de combate a LGBTfobia aos maranhenses.

Respeite, senador.”


NOTA ROBERTO ROCHA



Com informações do Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário