quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Bombeiros trabalham no atendimento aos desabrigados pelas chuvas no interior do Maranhão


Municípios com histórico de ocorrências de enchentes, por conta do período chuvoso, já recebem atendimento das equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Cidades nas regiões em torno dos rios Tocantins, Parnaíba e Mearim já sentem os efeitos das chuvas. Na lista estão Pedreiras, Formosa da Serra Negra, Imperatriz e Benedito Leite. A Defesa Civil, órgão do CBMMA, monitora as cidades para prevenção de acidentes e presta auxílio a desabrigados.

Devido à cheia do Rio Tocantins, em Imperatriz, aproximadamente 85 famílias estão desabrigadas. Destas, 62 estão em abrigos cedidos pelas prefeituras; e outras 23, consideradas desalojadas, precisaram se abrigar com parentes e amigos. “Foram iniciados trabalhos para retirada de moradores próximos às margens do rio. O fator complicador é o grande volume de água”, frisa o comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo.

A situação em Imperatriz é a que requer mais atenção pois o nível do Rio Tocantins chega perto dos nove metros acima do normal: 8,64m. O alerta se estende a Benedito Leite, onde a cheia do Rio Parnaíba deixou residências submersas; Pedreiras, que já está sob monitoramento dos Bombeiros, por conta da cheia do Rio Mearim, que ocorre no período de chuvas e a cidade sofre com as enchentes. Em Formosa da Serra Negra, quatro famílias estão desabrigadas e já estão sendo assistidas pelos Bombeiros.

O comandante Célio Roberto chama a atenção para o aumento do nível do Rio Tocantins, devido à continuidade das chuvas, mas garante que o planejamento seguido tem dado resultados e possibilitado o resgate seguro das pessoas. “Estamos com a situação controlada para poder fazer o deslocamento das famílias, sem grandes riscos. É um desconforto para as famílias, por deixarem seu lar, mas não há motivos para preocupações. O Governo, por meio do Corpo de Bombeiros, está trabalhando para garantir a segurança da população ribeirinha”, afirmou.

Apoio na Bahia

Sobre a ação dos bombeiros maranhenses em apoio aos municípios que tiveram prejuízos com as chuvas na Bahia, o comandante Célio Roberto informou que 16 militares da corporação estão na frente de trabalho para minimizar os desastres e também no acolhimento de pessoas. Ao menos 19 cidades da região foram atingidas por temporais. “Foi uma orientação do governador Flávio Dino e nosso intuito é servir, seja onde for preciso. Nossas equipes permanecem na Bahia, reforçando o trabalho para reduzir os prejuízos das vítimas”, destacou.

Na Bahia, aproximadamente 4,2 mil pessoas estão desabrigadas e mais de 11,2 mil estão desalojadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário