segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Em 2021, mais de R$ 40 milhões foram investidos em infraestrutura para ampliar ensino técnico e em tempo integral no Maranhão

 


As novas unidades do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) contemplaram diferentes regiões do estado, fortalecendo a rede de ensino e preparando os jovens para o mercado de trabalho. Educação pública e de qualidade, ensino técnico em tempo integral, esporte, lazer, cultura e uma estrutura de qualidade com salas, laboratórios e espaços de vivência. Esse era um sonho das comunidades maranhenses. Hoje, esse sonho é realidade em todas as regiões, através do projeto pioneiro do Governo do Maranhão, ao implantar o IEMA.

Em Coroatá, por exemplo, o projeto contemplou uma área de dois mil metros quadrados. O espaço oferece hall, biblioteca, térreo, auditório com capacidade para 200 lugares, bloco pedagógico, bloco de serviços, quadra e laboratórios especiais. 

“Temos uma infraestrutura poderosa”. Esse foi o depoimento da Daniele Silva, professora no IEMA em Coroatá, que agora tem recursos de sobra para auxiliar no desenvolvimento dos alunos. “É uma satisfação. Temos laboratório, salas amplas, dá uma comodidade para o ensino e, consequentemente, os alunos podem crescer e aprender mais”, destacou a professora.

Já na região Oeste, na cidade de Amarante, a população recebeu com muita festa neste ano a estrutura ampla e moderna, atendendo as necessidades da comunidade estudantil. Antes, os alunos precisavam se deslocar até Imperatriz para buscar outras alternativas para o ensino. Agora, com a nova infraestrutura pronta, o município de Amarante passará a oferecer vagas de ensino para as cidades e povoados vizinhos.

“Com essa unidade do IEMA chegando, muitos jovens terão aulas que Amarante nunca viu, com ensino em tempo integral e com cursos técnicos. Será um salto na educação! Eu, assim como toda a população de Amarante, estou muito ansioso por isso”, destaca o estudante Thiago Viana.


Novas obras, novas conquistas!

“Eu estou muito feliz, é uma conquista muito grande para Colinas, desejo muito estudar aqui”, disse Ilana Xavier, futura aluna da Unidade Plena de Colinas, mais uma obra entregue neste ano pelo Governo do Maranhão. O sentimento da Ilana retrata o carinho de toda a comunidade em ver o sonho ser realizado.

O reitor do IEMA, Alex Oliveira, também reforçou a satisfação em ver mais uma unidade pronta no estado. “Um dia histórico! A unidade de Colinas vai oferecer quatro cursos técnicos e vai ajudar a promover melhores oportunidades de trabalho e mais qualidade de vida, mais desenvolvimento científico e tecnológico para o Maranhão”, enfatizou Alex Oliveira, reitor do IEMA.

Em Santa Luzia do Paruá, a comunidade também foi contemplada neste ano com salas de aula e laboratórios especializados com melhores condições para que alunos e professores possam desempenhar suas atividades.

Em todo o Maranhão, as unidades do IEMA levam geração de emprego durante o período de construção, aquecem a economia local, envolvem a comunidade para a decisão dos cursos que são relevantes para a região, e mobilizam a comunidade estudantil para realizar novos projetos que possam beneficiar a sua comunidade.

NOVAS OBRAS

E vem mais por aí! O Secretário Estadual de Educação, Felipe Camarão, confirmou uma série de entregas de equipamentos educacionais para esta semana, a última do ano.

O Governo do Maranhão, desta forma, encerra o ano como tem feito a sua gestão, pautada em muito trabalho em prol da educação do Maranhão.

"Se vocês pensam que teremos recesso nesta semana estão enganados. Vamos inaugurar uma escola digna em São Luís (CE Haydee Chaves) totalmente reformada, além de 3 (três) quadras poliesportivas cobertas com vestiários em escolas em tempo integral: CEIN Dayse Galvao e CEIN Padre Braulio em São Luís, além do CEIN Dom Ungarelli em Pinheiro", reforçou Felipe Camarão.

Abaixo as obras:

Dayse Galvao

Padre Braulio

Dom Ungarelli 

CE Haydee Chaves


Nenhum comentário:

Postar um comentário