sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Em plena pandemia e alta de casos de síndromes respiratórias Prefeitura de São Luís fecha postos de saúde e vacinação por três dias



Pelo esquema organizado pela Prefeitura de São Luís para as festividades de Natal. Na sexta-feira (24), o prefeito Eduardo Braide decretou ponto facultativo nas repartições da administração pública municipal. O atendimento à população ocorrerá até a quinta-feira (23) e será retomado na segunda-feira (27), com exceção dos serviços essenciais.

Porém na saúde, nos dias 24, 25 e 26 de dezembro estarão suspensos o funcionamento nas Unidades Básicas de Saúde e Centros Municipais de Vacinação, que retornam segunda-feira (27).

O problema está justamente na saúde, serviço de extrema necessidade à população, serviço básico a sociedade, mas que terá setores paralisados durante os próximos três dias. 

 É bem verdade que os serviços de urgência e emergência vão continuar funcionado como os hospitais municipais Djalma Marques (Socorrão 1) e Clementino Moura (Socorrão 2), manterão expediente normal.

Porém, mesmo em meio a alta do número de casos de síndromes respiratórias, bem como a preocupação com a nova variante Ômicron do coronavírus e ainda em um cenário pandêmico, unidades básicas de saúde e postos de vacinação estarão fechados durante todo o fim de semana, fato que deve ainda se repetir no próximo final de semana quando é comemorado o Réveillon.

Desta forma, com o fechamento de postos de saúde em uma data tão importante e que tradicionalmente aumenta a demanda de pacientes, ainda mais por conta do momento sanitário não favorável, a Prefeitura de São Luís acaba ignorado fatores tão importantes e sérios e fecha por todo um fim de semana postos de saúde e vacinação.

Por outro lado, o Governo do Estado mantém o atendimento nas unidades de saúde, inclusive nas UPAs, que tendem a ficar sobrecarregada por conta da medida errônea tomada pelo Executivo Municipal na capital maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário