segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Governo avança na ampliação da rede materno-infantil no Maranhão


Com a entrega do novo centro cirúrgico e da sala de tomografia na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma) na última semana, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ampliou ainda mais a rede de assistência especializada para o público materno e infantil no estado. Rede que vem sendo expandida desde o ano de 2015, com a entrega de leitos, ampliação e entrega de novas unidades. 

O Programa de Enfrentamento da Mortalidade Materna e Infantil é destaque nas metas do governo e foi intensificado entre 2014 e 2021 com várias estratégias para a redução da mortalidade materna e infantil. No ano de 2014, apenas 12 unidades da rede estadual de saúde realizavam partos. Em 2021, foi alcançado o número de 21 unidades, o que ampliou o serviço de atenção ao parto em 75%.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, no ano de 2015, um dos pontos considerados como fundamentais na rede estadual de saúde foi a ampliação da rede de assistência especializada materno-infantil no Maranhão. “Fizemos isso para que pudéssemos diminuir o índice de mortalidade materna e infantil, e isso aconteceu nos últimos anos no Estado do Maranhão. Quando olhamos Colinas, Santa Luzia do Paruá, Balsas, nós compreendemos a expansão da rede e temos condições agora de fazer alta complexidade não só na Macma como era antigamente. Implantamos no estado uma nova forma de fazer saúde”, afirma o secretário Carlos Lula.

O número de leitos de internação infantil voltados para a alta complexidade na rede pública estadual teve um acréscimo de 49,2% entre os anos de 2014 e 2022. Em 2014, a rede contava com 193 leitos, divididos entre UTI Neonatal (UTIN), UTI Pediátrica e Unidade Semi-Intensiva, que compreende os leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Convencional (UCINCo) e Unidade de Cuidado Intermediário Canguru (UCINCa). Já em 2022, com os investimentos em saúde, esse número subiu para 288, beneficiando crianças e recém-nascidos que necessitam de cuidados especiais.

A atenção materno-infantil conta atualmente com serviços nas seguintes unidades: Maternidade Nossa Senhora da Penha; Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas; Centro Sentinela em São Luís e Colinas; Santa Casa de Misericórdia, com a retaguarda Elizabeth Vaz; Casa de Apoio ao Bebê, Mulher e Gestante, em Imperatriz; Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz; Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma); Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da Macma; Maternidade Benedito Leite; e os hospitais regionais de Balsas, Santa Luzia do Paruá, Coroatá, Alto Alegre do Maranhão, Timon, Itapecuru-Mirim, Barreirinhas, Timbiras, Carutapera, Balsas, Morros e Paulino Neves.

Já com relação à atenção à saúde da criança, o Maranhão dispõe atualmente do Hospital da Criança e da Mulher de Colinas; UTI Oncológica Pediátrica em Imperatriz; UTI Cardiológica Pediátrica no Hospital Dr. Carlos Macieira em São Luís; UTI Neonatal da Maternidade Benedito Leite; UTI Neonatal no Hospital Humberto Coutinho, em Colinas; expansão UTI Neonatal do Hospital Dr. Juvêncio Mattos; Projeto Ninar e Casa de Apoio Ninar; Centro Especializado para Pacientes com TEA; Complexo Hospitalar Materno Infantil do Maranhão - Hospital Juvêncio Matos; Maternidade de Paço do Lumiar; e Shopping da Criança.

Os investimentos beneficiam pacientes como a autônoma Nayana Santos Gomes, 24 anos, que deu à luz a pequena Maria Cecília, na Maternidade de Paço do Lumiar, recentemente entregue pelo Governo do Estado. “Posso definir o atendimento que eu recebi aqui como excelente. Desde quando eu cheguei aqui fui muito bem atendida por todos os profissionais. Quando me indicaram a maternidade, eu fui pesquisar que serviços ela oferecia e tinha tudo o que eu e a minha filha precisávamos”, afirma a moradora do Bairro Maiobinha, em São José de Ribamar.

Nas próximas semanas, serão entregues ainda leitos de UTI Neonatal em Timon, Santa Inês e Pinheiro, além da entrega do Hospital da Criança de Presidente Médici.

Nenhum comentário:

Postar um comentário