quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Governo disponibiliza testagem para a covid-19 em drive thru no Parque do Rangedor

 


O drive-thru de testagem para Covid-19 começou a funcionar nesta terça-feira (25) no Parque do Rangedor, no Calhau. São três tendas de testagem, instaladas no estacionamento do parque estadual, com capacidade para atender 1.000 pessoas diariamente. O teste disponibilizado é o swab nasal. O serviço, oferecido pelo Governo do Estado, estará disponível até sábado (29).  

No primeiro dia de funcionamento, o drive recebeu a visita do vice-governador Carlos Brandão, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e do presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande. 

“A grande maioria das pessoas que estão sendo diagnosticadas com a Covid-19 não apresenta sintomas graves, mas segue sendo necessário que a gente faça a maior quantidade de testes possíveis para identificarmos quem está ou não com o coronavírus. E a gente tem acompanhado isso de perto. Temos que monitorar”, disse Carlos Brandão.  

Para ter acesso ao teste, as pessoas devem apresentar documento com foto e número do cartão do SUS. O serviço funciona das 8h30 às 16h.  

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, explicou que mais de 600 mil testes também foram enviados aos municípios do Maranhão.  

“Já foram mais de 600 mil testes distribuídos aos municípios do Estado do Maranhão para que tenham condição de fazer esse trabalho. Não é só testar. É testar e isolar para evitar a contaminação de outras pessoas. A transmissibilidade da ômicron é muito maior que as outras variantes da Covid-19. Por isso, é fundamental a gente continuar o processo de testagem. Testando e isolando para que a gente tenha condições de evitar a propagação da doença”, disse Carlos Lula.  

O presidente da EMSERH, Marcos Grande, explicou que o equipamento vai funcionar até sábado. “O drive-thru volta como serviço auxiliar à nossa política de combate ao coronavírus. Na primeira e segunda onda vimos o quanto foi importante termos o equipamento à disposição da sociedade, para testar, identificar a doença, se proteger e proteger outras pessoas. Fomos surpreendidos com o dobro do público já no primeiro dia”, disse.  

Este é o sexto drive-thru de testagem disponibilizado pelo Governo do Estado à população durante a pandemia da Covid-19. O primeiro funcionou em setembro de 2020 no estacionamento do Multicenter Sebrae. Depois em Imperatriz e Parque do Rangedor, por duas vezes, e no Castelão. Nas cinco edições do drive-thru de testagem foram registrados mais de 30 mil atendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário