sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Governo do Estado e PDF realizam rodada de negócios de empresas maranhenses com Eneva

 


Empresas de diversos ramos, participaram durante essa quinta-feira (27), de mais uma edição da rodada de negócios realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF Maranhão), juntamente com a Toyo Setal – empresa contratada pela Eneva para construção da usina termelétrica Parnaíba VI.  

“Temos realizado diversos trabalhos visando contribuir na retomada da economia, que foi fortemente abalada pela pandemia. A rodada de negócios é mais uma iniciativa. Essa aproximação gera negócios, aproxima fornecedores e consequentemente gera emprego e renda”, destacou o secretário da Seinc, Simplício Araújo. 

Participaram empresas de diversas áreas, como de mecânica, tubulação, material de consumo, pintura, eletrodos, elétrica, entre outras. Além de espaços para compras, locação e apresentação de serviços.

O coordenador do PDF, Carlos Jorge, ressaltou a parceria entre o Programa e a Seinc, que contribui para oportunidades de negócios. “Essa união da Seinc, Fiema, PDF, dos sindicatos patronais que estão hoje aqui conosco, dá resultados para nosso estado. Os compradores trazem as suas necessidades e demandas e todo esse grupo busca mobilizar fornecedores maranhenses, para mostrar que o Maranhão tem empresas capacitadas que conseguem atender qualquer tipo de demanda”, frisou.

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Fábio Nahuz, pontuou que o Maranhão tem empresas de todos os níveis e de todos os portes, competentes, com todas as certificações. “Esse tipo de evento é muito forte; é uma oportunidade de contato direto, de mostrar o portfólio, e dizer sim, o Maranhão está preparado, nossas empresas estão gabaritadas para isso”. 

Parceria Seinc/Eneva

Em outubro do ano passado, por meio do PDF Maranhão, a Seinc realizou um Encontro de Negócios da empresa Eneva, que reuniu mais de 70 empresas para efetuar o cadastro de fornecedores da empresa.

“Nós tivemos ao longo dos anos mais de R$ 10 bilhões em investimentos no Maranhão e esses investimentos não são executados diretamente só por nós. Temos uma série de parceiros, e a gente prioriza os parceiros locais para que o desenvolvimento seja efetivamente sustentável”, ratificou a gerente de ESG da Eneva, Aline Louise. 

No último mês de dezembro, com apoio da Seinc, a Eneva venceu o leilão para comercialização de reserva de capacidade realizado recentemente pela Agência Nacional de Energia Elétrica, com o empreendimento UTE Parnaíba IV, localizado no município de Santo Antônio dos Lopes. A usina, movida a gás natural, vendeu 39MW de capacidade no leilão, pelo prazo de 15 anos, com entrega a partir de 1º de julho de 2026.Com o resultado, a empresa consolida suas operações no estado e vai garantir maior segurança e estabilidade do sistema elétrico nacional.

Nova Rodada

Além desta Rodada de Negócios com a Toyo Setal, será realizada, ainda no primeiro trimestre de 2022, uma rodada de negócios com empresários locais sobre as novas vagas geradas com a retomada de mais uma linha de produção do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar/Alcoa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário