sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Hemomar segue novas regras para a doação de sangue após infecção pela covid-19

 


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), seguindo a orientação do Ministério da Saúde (MS) e da Anvisa, está adotando novos critérios para triagem clínica dos candidatos à doação de sangue relacionados ao risco de infecção pelo SARS-CoV-2. De acordo com as novas regras, quem teve a doença fica com o tempo de inaptidão reduzido de 30 para 10 dias, após a completa recuperação, sejam casos leves ou moderados. 

Ainda de acordo com as novas regras, pessoas assintomáticas também devem cumprir o mesmo prazo de inaptidão (10 dias), mas em relação a data de coleta do exame. Já quem teve contato com alguém que testou positivo para Covid-19, o tempo de inaptidão é de sete dias após o último contato. 

Para a diretora geral do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), Clícia Galvão, a mudança vai promover uma melhor movimentação no banco de sangue, com a diminuição do intervalo para doação das pessoas que contraíram a Covid-19.  

Vale ressaltar que o Hemomar segue obedecendo às medidas de higiene com vistas à prevenção da contaminação pelo SARS-CoV-2, tais como lavagem das mãos e uso de antissépticos, bem como a higienização das áreas, instrumentos e superfícies.  

Para doar sangue, a pessoa precisa, entre outros pré-requisitos, estar saudável, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Além dos pré-requisitos já conhecidos, antes da doação, o doador passa por uma triagem que avalia outros critérios.     

O Hemomar é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e compõe a rede de Estado da Saúde. A unidade está localizada na Rua 5 de Janeiro, S/N, Jordoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário