quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Unidade Sorrir recebe certificação pela realização de procedimentos odontológicos seguros

 


A Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), que faz parte da rede estadual de saúde, recebeu uma certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil com foco na segurança do paciente. O anúncio oficial da certificação aconteceu nesta semana, em solenidade com o governador Flávio Dino, no Palácio dos Leões.

A certificação confirma a eficiência em procedimentos e protocolos de segurança seguidos pela unidade com a garantia de acesso seguro aos pacientes. “O Sorrir é o primeiro serviço de saúde odontológico totalmente público a receber a certificação em todo o Brasil. Isso mostra que o Governo do Estado tem priorizado a implementação de um SUS que dá certo”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos, promover a qualidade e segurança da assistência no setor da saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

O diretor do Sorrir, Fabrício Saraiva, destaca que a certificação é resultado de um trabalho que vem sendo realizado ao longo de três anos com o intuito de garantir ao paciente um atendimento de qualidade, desde o agendamento até a saída. “O primeiro passo foi a manifestação do interesse em realizar a Acreditação, o segundo momento foi a visita diagnóstica da própria instituição ONA. Na oportunidade, foram avaliados todos nossos processos. A terceira fase contou com o gerenciamento dos dados, pois a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) cobra responsabilidade muito grande para evitar compartilhamento de dados dos pacientes. A forma como os pacientes são atendidos na clínica e os protocolos de segurança também foram avaliados”, explicou.

Para a certificação, foram avaliadas todas as atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. O Sorrir também conta, por exemplo, com um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), ação primordial para concretizar a permanência segura do paciente com dupla checagem de documentos e dos dados.

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário