quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Governo leva força-tarefa contra o Aedes aegypti para municípios do interior do estado

 


Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão nos municípios de Colinas, Porto Franco, Pastos Bons e São João dos Patos desenvolvendo ações para fortalecer o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. O trabalho do poder público estadual na região inclui capacitações de profissionais municipais e nebulização espacial com carros UBV,  também conhecidos como “fumacê”.

Os municípios que estão sendo beneficiados com as ações do Governo do Estado são os que apresentaram alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e elevado número de casos de arboviroses. Além da nebulização espacial com os carros fumacê, técnicos do Programa Estadual de Controle das Arboviroses estão capacitando, entre os dias 22 e 24, profissionais municipais como coordenadores da Atenção Básica, de Vigilância Epidemiológica, profissionais da assistência hospitalar e bioquímica, bem como os agentes de endemias e supervisores de campo.

Combate Aedes na Grande Ilha

Na Grande Ilha, onde as ações foram executadas nos meses de janeiro e fevereiro, os carros “fumacê” percorreram bairros onde foi identificada maior infestação, como o Cohatrac e a Cohab. Em São José de Ribamar, foram visitadas todas as áreas adjacentes do Cohatrac e do Araçagy, áreas das vilas, além da sede do município. Na Raposa, os agentes visitaram residências e borrifaram inseticida na sede do município e proximidades. Já em Paço do Lumiar, toda a região do Maiobão e arredores foi contemplada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário