quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

MPMA obtém nota máxima em transparência na avaliação do TCE

Portal da instituição alcançou conceito “A” na última avaliação da corte de contas


Em nova avaliação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o site do Ministério Público do Maranhão recebeu conceito “A” em transparência, a melhor nota da avaliação do Tribunal. O relatório foi divulgado no dia 21 de fevereiro.

Anteriormente, o site do MPMA tinha obtido conceito “B”, em relatório do TCE divulgado em setembro do ano passado. Diante do resultado que indicou o não atendimento de alguns itens exigidos pela legislação, a Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst) do Ministério Público e o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa (CAOp-ProAd) formaram uma comissão interna que discutiu a adequação e a atualização do portal.

O MPMA também observou inconsistências na avaliação realizada pelo TCE em 2021, tendo solicitado o novo exame após as adequações realizadas.

O exame do TCE observa o cumprimento da legislação vigente e dos princípios constitucionais da transparência e publicidade nos sites e portais da transparência dos entes municipais e estaduais do Maranhão.

Entre os quesitos examinados, está a divulgação, em tempo real, de informações detalhadas sobre execução orçamentária e financeira nos meios eletrônicos de acesso público.

A comissão interna do MPMA foi integrada por representantes da Secinst, Diretoria-Geral, Comissão Permanente de Licitação, Coordenadoria de Modernização e Tecnologia da Informação, Ouvidoria, Controle Interno, Gestão de Pessoas, Coordenadoria de Comunicação, Assessoria Técnica e CAOP-ProAd.

As atualizações no Portal do MPMA observaram a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei de Acesso à Informação (LAI), além de instrução normativa do TCE e o novo Manual do Portal da transparência do Ministério Público, editado em 2021 pelo Conselho Nacional do Ministério Público, que trouxe novas exigências à transparência no âmbito dos MPs.

EXCELÊNCIA

De acordo com o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, José Márcio Maia Alves, a transparência do MPMA é resultado de um trabalho criterioso realizado pelo órgão. “A promoção da transparência é um dever de casa que a Administração do Ministério Público do Maranhão tem feito com muito zelo. Esse reconhecimento é o resultado desse trabalho criterioso que temos imprimido a todos os órgãos da administração”, destacou.

A coordenadora do CAOp-ProAd, promotora de justiça Nahyma Ribeiro Abas, afirmou que a primazia na transparência é uma meta constante do Ministério Público, que é avaliado tanto pelo TCE quanto pelo Conselho Nacional do Ministério Público. “A excelência na transparência é algo que a gente vai buscar sempre, aprimorando o monitoramento e o controle das medidas administrativas para alcançarmos sempre a nota máxima em todas as avaliações”, enfatizou.

O diagnóstico dos portais efetuado pelo TCE é fundamentado na Constituição Federal, na Lei Orgânica e no Regimento Interno do TCE, nas Leis Complementares nº 101/2000 e nº 156/2016, bem como na Lei Federal nº 12.527/2011, Lei de Acesso à Informação (LAI) e Lei Federal nº 13.460/2017, Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos, entre outras normas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário