quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Solenidade marca início das comemorações dos 90 anos da Justiça Eleitoral


No próximo dia 24 de fevereiro, a Justiça Eleitoral completa 90 anos de existência. Como parte da programação pensada para comemorar a data, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão promoverá no próprio dia 24, às 15h, solenidade por videoconferência de abertura das programações com palestra do presidente, desembargador Joaquim Figueiredo, que falará sobre desinformação, e o desembargador Lourival Serejo, presidente do TJMA, que abordará o contexto histórico desta justiça especializada no país. O evento será transmitido pelo canal TRE-MA do Youtube.

Na ocasião, o presidente do TRE-MA, junto com o diretor da Escola Judiciária Eleitoral, membro da Corte André Bogéa, farão o lançamento do projeto Voto Jovem na Escola 2022 e da cartilha digital “A urna eletrônica em uma trajetória de conquistas”.

Para o dia 25 de fevereiro, às 10h, está agendada inauguração de espaço no São Luís Shopping (2º andar – em frente à praça de alimentação) em que será possível, inclusive, que o eleitor seja atendido para esclarecimento de dúvidas, emissão do documento, regularização, transferência, entre outros. Antes, a partir das 8h, serão entregues cartilhas impressas em sinal de trânsito da Avenida Senador Vitorino Freire, localizado próximo à sede do TRE-MA às 8h.

Para março estão programadas várias palestras do Voto Jovem em escolas públicas e particulares; em maio e junho o 2º concurso interno “Histórias que marcam”; em junho lançamento de revista digital com artigos/crônicas das pessoas que fazem a Justiça Eleitoral do Maranhão e de julho a novembro uma exposição fotográfica.

Durante as palestras do Voto Jovem os temas abordados são a importância do voto, democracia, incentivo ao voto consciente, participação política do jovem, funcionamento da Justiça Eleitoral e dos partidos, segurança do processo eletrônico de votação.

O projeto “90 anos de Justiça Eleitoral”

O projeto “90 anos de Justiça Eleitoral” do TRE-MA tem por objetivo destacar o papel da instituição na condução dos trabalhos, sempre primando pela garantia do pleno exercício da democracia, a regularidade do processo eleitoral e zelando para a realização de eleições transparentes, seguras e céleres.

Desde sua criação, em 1932, até os dias atuais, a Justiça Eleitoral tem envidado todos os esforços para garantir a soberana vontade do eleitor na escolha de seus representantes, investindo em tecnologias cada vez mais avançadas para o aperfeiçoamento do sistema eletrônico de votação. A introdução das urnas eletrônicas, nesse sentido, representou um grande avanço para afastar erros e fraudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário