terça-feira, 29 de março de 2022

Governo capacita profissionais que vão atuar no Hospital da Ilha


Profissionais que vão atuar no Hospital da Ilha, que será entregue pelo Governo do Estado nos próximos dias, iniciaram, nesta segunda-feira (28), um treinamento multidisciplinar especializado no setor de urgência e emergência da unidade. Participam da capacitação, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.


“O objetivo principal é nivelar o conhecimento de todos os profissionais, pra gente oferecer assistência de qualidade para a população. É um hospital que tem um perfil de emergência. São pacientes críticos que precisam de uma intervenção rápida e imediata e uma equipe bem preparada é o principal ponto pra gente conseguir prestar essa assistência de qualidade”, explicou Moisés Serra, gerente de Qualidade da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), responsável por gerenciar a unidade. 

A enfermeira Márcia Costa da Silva que está participando do treinamento, comentou que, apesar de 18 anos de profissão, sempre é possível aprender algo novo. “A gente sempre aprende algo novo todos os dias. É muito importante este treinamento aqui porque você vai começar um trabalho e terão várias demandas e o corpo clínico e de enfermagem tem que estar qualificado em vários focos, porque o hospital terá emergência, UTI, entre outros setores. A enfermagem tendo uma qualificação vai implicar diretamente na qualidade da assistência do paciente”, disse a profissional.


O treinamento terá duração de uma semana e está sendo conduzido pela enfermeira Vanessa Araújo. Os participantes terão acesso a vários tipos de conteúdo sobre práticas e recomendações importantes para um hospital de urgência e emergência.  

“Estamos com a equipe da porta do hospital. Nesta 1ª fase, teremos urgência e emergência, UTI e unidades de internação. Então, estamos em treinamento da equipe que vai receber os pacientes. Desde a parte do acolhimento, passando por protocolos e principais acometimentos de uma emergência como por exemplo, paradas cardiorrespiratórias, politraumas e intoxicações”, explicou.  


Quando concluído, o Hospital da Ilha vai desafogar o atendimento nas demais unidades hospitalares da rede pública. “O Hospital da Ilha é uma grande conquista e um presente do Governo do Estado à capital. Com uma estrutura gigante, nosso objetivo é a qualidade no atendimento. Serão mais de mil profissionais trabalhando juntos pela saúde dos maranhenses”, frisou o presidente da EMSERH, Marcos Grande.  


Localizado no bairro do Turu, o Hospital da Ilha vai contar com centro cirúrgico com nove salas e 11 leitos de RPA, laboratórios, setor de hemodiálise, tomografia, oito elevadores, além de auditório, amplo estacionamento e um heliponto. Serão 72 leitos de UTI e a unidade atenderá em especialidades como emergência, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, neurocirurgia, ortopedia, cardiologia, vascular, bucomaxilofacial, cirurgia cabeça e pescoço e cirurgia pediátrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário