segunda-feira, 28 de março de 2022

Governo entrega Escola de Saúde Pública do Maranhão reformada

 


O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) entregou, neste sábado (26), a reforma da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP), localizada na Rua da Estrela, Centro Histórico da capital maranhense. A unidade passou por reforma completa de sua infraestrutura a fim de garantir maior conforto aos usuários.

Durante visita à escola, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ressaltou que a escola de saúde é um importante instrumento de construção da saúde pública no Maranhão. "Estes dias têm sido corridos com entregas e essa é especial para mim e para todo Maranhão. A Escola de Saúde Pública é onde mora o futuro da Secretaria de Estado da Saúde, pois aqui é a base de construção da saúde pública nos próximos anos. A escola é local de produzir política de saúde pública, local de inclusão, de redução de desigualdade, promoção de oportunidade às pessoas", concluiu Carlos Lula.

Com a entrega da reforma, a escola passa a contar com salas multimídia, auditório, biblioteca e equipados para auxiliar na qualificação de trabalhadores do SUS. Além disso, o espaço conta com uma novidade: a sala de apoio à amamentação.

"Temos novidade na reforma, que é a sala de apoio à amamentação para nossas alunas e servidoras puérperas. Aqui, elas vão conseguir, com conforto, amamentar seus bebês. Além disso, foi feita uma reforma completa desse prédio, que é histórico, e readequamos o espaço tornando-o acessível para os alunos. Também melhoramos a estrutura para as aulas on-line, assim todos vão usufruir dessa melhora na ambiência da escola”, explicou a diretora da unidade educacional, Ana Lúcia Nunes.

Criada em 2019 pelo governador Flávio Dino, a Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão tem função social democratizar e politizar o conhecimento através de cursos na área da saúde, onde profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) podem se qualificar e contribuir com o processo de melhoria da qualidade de vida de todos os maranhenses.

“Entrei para trabalhar na pesquisa da cartografia em 2021 como estagiário e hoje sou funcionário da escola. E agora, com a reforma, vamos poder acolher nesse espaço toda comunidade que é o propósito da cartografia, acolher a sociedade”, contou o estudante de enfermagem e hoje contratado da escola, Lucas Camões.

Atualmente, a ESP possui três pós-graduações, sendo elas em Saúde Materno-Infantil, Saúde Mental e Gestão em Saúde, com um total de 390 alunos inscritos nas pós-graduações. Além disso, acompanha 11 Programas de Residência Médica e cinco de Residência Multiprofissional distribuídos nas cidades de São Luís e Caxias. Os programas atendem a 54 profissionais das seguintes áreas: Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Serviço Social, Farmácia e Psicologia. A unidade já acompanhou mais de 350 pesquisas desenvolvidas na Rede de Saúde do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário