segunda-feira, 28 de março de 2022

Novo serviço do Governo fortalece rede de atenção à saúde do idoso

 


Entregue no último domingo (27) pelo Governo do Estado, o Centro de Referência Especializado de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Creaispi), localizado no bairro Cohab em São Luís, é mais uma unidade que reforça a rede de atenção à saúde do idoso no Maranhão. O centro funcionará sob a gestão compartilhada das secretarias estaduais de Saúde (SES), de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).  


"Com a pandemia da Covid-19 não houve outra prioridade além de salvar a vida dos maranhenses. Não faltou leito, medicação e nem oxigênio. Mas agora, estamos com agenda apertada com várias entregas como a desse centro de referência que é a uma prioridade estabelecida por esse Governo, pensando em nossa população que vai envelhecer consideravelmente nos próximos anos, e precisamos, de agora, cuidar e estruturar o atendimento a essa população", comemorou o governador Flávio Dino.


O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, também destacou a importância do equipamento de saúde. "Estamos integralizando, neste espaço políticas da saúde, assistência social e direitos humanos, junto as policlínicas de São Luís e Imperatriz, iniciando assim uma rede de assistência à população idosa, pois é um público que merece uma atenção integral. Sabemos que a população maranhense vai envelhecer, então essa é uma rede que precisa crescer para oferecer os cuidados necessários”, explicou Carlos Lula.  

O centro prestará assistência completa à saúde da pessoa idosa, estabelecendo linhas de cuidado, prevenção, diagnóstico e tratamento. As especialidades médicas oferecidas são Neurologia, Geriatria, Cardiologia, Psiquiatria e Endocrinologia. No local, também serão oferecidos exames laboratoriais e exames de imagem como Mapa, Holter, Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Teste Ergométrico e Eletroencefalograma.

“Para iniciar o atendimento aqui no CREAISPI o paciente deve chegar com a carteira do idoso e encaminhado pela unidade básica de saúde. Ele iniciará o atendimento com o geriatra e passará por outras especialidades. Após encerrado o protocolo de atendimento e saúde do idoso ser estabilizada, ele retorna ao acompanhamento na rede básica de saúde”, explicou Antônio Bruno, coordenador de atendimento das Policlínicas da SES.  

O Centro de Referência Especializado de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (CREAISPI) tem capacidade para realizar dois mil atendimentos por dia. Para fazer marcar o atendimento, o idoso deve comparecer presencialmente à unidade de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. 

“Eu tinha plano de saúde, mas com a pandemia não consegui mais pagar os custos que estavam muito altos. Desde então, tenho buscado atendimento nas Policlínicas e, agora, com esse centro aqui perto da minha casa será maravilhoso, pois tem tudo é completo, parece particular e nós idosos merecemos e precisamos desse atendimento”, comemorou a aposentada Valdenise Amaral Costa, de 77 anos.   

As pessoas idosas em atendimento na unidade também contarão com uma equipe multiprofissional composta por assistente social, nutricionista, psicólogo, enfermeiro, musicoterapeuta, fonoaudiologista, professor de dança, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico e psicopedagogo.

A unidade atenderá a população idosa com 60 anos ou mais, dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário