quinta-feira, 28 de abril de 2022

Com instalação de tomógrafo em Codó, Governo do Estado beneficia moradores da Região dos Cocais


O Governo do Estado instalou, neste mês, um tomógrafo no município de Codó. O equipamento está instalado no Hospital Geral Municipal Dr. Marcolino Junior e vai beneficiar pacientes da Região dos Cocais que forem atendidos tanto na unidade quanto na Policlínica e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que fazem parte da rede estadual de saúde. O aparelho auxilia no diagnóstico, por imagem, de doenças e alterações em diversas partes do corpo. 

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe, destaca que o município já conta com importantes serviços na área da saúde. “Além de uma UPA e uma Policlínica, a rede estadual já administra a UTI e o serviço de hemodiálise no hospital municipal e, agora, ampliou a parceria com o município entregando este tomógrafo, cuja expectativa é realizar, inicialmente, cerca de 300 exames por mês”, afirmou.

A cidade de Codó tem aproximadamente 123 mil habitantes e está distante 219 km da capital maranhense. Além de Codó, o tomógrafo e a rede de assistência presente no município beneficiam, também, moradores de municípios próximos como Alto Alegre do Maranhão, Coroatá, Peritoró, São Mateus do Maranhão e Timbiras. 

Ampliação

O Governo do Estado já ampliou o número de tomógrafos na rede estadual de saúde em 300%, promovendo a descentralização do atendimento, antes apenas nas cidades de São Luís, Presidente Dutra, Imperatriz e Coroatá. Agora, a capital dispõe dos aparelhos do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Hospital de Câncer do Maranhão, Hospital de Traumatologia e Ortopedia, Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma) e as policlínicas Diamante e da Criança. 

Nos demais municípios, além de Codó, os tomógrafos estão distribuídos na Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas; na Policlínica de Imperatriz; e nos Hospitais Regionais de Lago da Pedra, Santa Luzia do Paruá, Timon, Bacabal, Balsas, Chapadinha, Barreirinhas, Presidente Dutra, Coroatá, Pinheiro, Caxias, Santa Inês, Imperatriz e Carutapera. Em Barra do Corda, Itapecuru-Mirim e Grajaú, o Governo do Estado disponibiliza o serviço através de clínicas conveniadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário