quarta-feira, 27 de abril de 2022

Escola Digna, implantada durante a gestão Felipe Camarão é destaque em reunião de Conselho Nacional de Secretários de Educação


A continuidade e o fortalecimento do Programa Escola Digna e do Pacto pela Aprendizagem com municípios, bem como as perspectivas de mais avanços educacionais no estado do Maranhão, foram destaque na Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que ocorreu na segunda-feira (18), em Brasília. 

As ações da política educacional Escola Digna, empreendidas pelo Governo do Maranhão, e que alavancaram a melhoria dos índices maranhenses, foram pontuadas pela secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira, durante sua apresentação como nova gestora da pasta no estado, ao colegiado de secretários. 

“Estou sucedendo o secretário Felipe Camarão, que fez um trabalho memorável, juntamente com o ex-governador Flávio Dino, realizador de um emblemático e histórico governo no Maranhão. O governador Carlos Brandão, ao assumir o cargo no último dia 2, reiterou a Educação como política pública prioritária, com a continuidade do Programa Escola Digna, um programa que começou eliminando as escolas de taipa e, depois, se tornou em uma política pública com o olhar para dentro das escolas, valorizando as pessoas”, enfatizou a secretária. 

A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc) integra o grupo de sete pastas de Educação, entre os estados brasileiros, que receberam novos gestores neste mês de abril.

EFEITO FELIPE CAMARÃO

A frente da Seduc, Felipe Camarão promoveu uma verdadeira e grandiosa revolução na educação do estado. O Maranhão teve um salto de qualidade ano após ano, durante a gestão Dino/Camarão.


"O principal papel da escola é formar cidadãos conscientes, capazes de projetar para o mundo as transformações que nela se iniciam. Com uma visão muito clara da dimensão e responsabilidade da escola na vida de todo cidadão, é que o governador Flávio Dino instituiu o maior programa de investimento na Educação da história do Maranhão, o Programa Escola Digna. Constituído como a macropolítica de Educação do Maranhão, o Escola Digna tem por finalidade desenvolver uma série de ações com o objetivo de aprimorar e transformar o processo de ensino aprendizagem na Educação Básica, elevando os índices educacionais do Estado. Com eixos estruturantes, o programa norteia a gestão para atingir aqueles que destacamos como os principais objetivos do Governo para a área educacional, que é a transformação de nossas escolas em espaços dotados de estruturas adequadas, que garantam as condições necessárias para processo de ensino e aprendizagem; e a valorização e qualificação de nossos professores, para que estes profissionais sintam orgulho em integrar a nossa rede de ensino", frisou Felipe Camarão ainda no início da implantação do Programa Escola Digna no estado, em 2015, primeiro ano da gestão Dino/Camarão.


"A política educacional Escola Digna dessa gestão tem, entre seus pilares, a escola pública democrática, acessível e que respeita as diferenças, na perspectiva de promover a autonomia moral, social e intelectual aos estudantes. Com o Escola Digna, em todas as regiões do Maranhão, podemos garantir dignidade e respeito aos estudantes público-alvo da Educação Especial, nessa ampla rede de ensino. Mas é preciso destacar que implementar a Educação Inclusiva é um desafio inerente a todos nós, professores, estudantes, família, gestores, poder público e sociedade civil. É por essa sinergia que lutamos todos os dias!", reforçou Felipe Camarão ainda no ano de 2021, já com o entendimento de buscar novos rumos na sua vida política, com a intenção de continuar ajudando o Maranhão com uma gestão educacional de resultados satisfatórios e em várias outras áreas fundamentais para o desenvolvimento do estado e uma melhor qualidade de vida aos maranhenses.


Prêmio de Jornalismo Paulo Freire

Ainda em Brasília, a secretária Leuzinete Pereira participou da solenidade de entrega do Prêmio Paulo Freire de Jornalismo de Educação, promovido pelo Consed e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que escolheu as melhores produções jornalísticas com o tema “Educação pública na pandemia: inovação para manter a aprendizagem e o vínculo do aluno nas escolas das redes estaduais". 

A premiação ocorreu em seis categorias e a gestora maranhense foi convidada para fazer a entrega do prêmio aos três primeiros colocados na categoria radiojornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário