quinta-feira, 28 de abril de 2022

Governo do Estado premia órgãos do sistema prisional


Órgãos do sistema prisional que se destacaram na gestão e geraram resultados positivos foram reconhecidos pelo Governo do Estado, em mais uma edição do Prêmio Gespen. O evento ocorreu nesta quarta-feira (27), no Auditório do Palácio Henrique de La Rocque, Calhau. As unidades foram premiadas nas categorias Baixa, Média e Alta Complexidade, além de Especial. A homenagem é coordenada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).


“O sistema penitenciário do Maranhão tem dado exemplo para o Brasil e hoje, premiamos as unidades prisionais que tiveram êxito no seu trabalho. Esse reconhecimento serve também como estímulo e motivação para melhorar a autoestima e para que possam fazer, cada vez mais, um grande trabalho”, frisou o governador Carlos Brandão.


Brandão lembrou que o sistema prisional do Maranhão se tornou referência nacional no que refere ao aprendizado, por oportunizar o ensino, e também, na ressocialização. “São oferecidas diversas oportunidades de educação e capacitação, o que contribui para reduzir a pena dos internos, conforme a legislação prega”, reiterou.


No evento, Brandão entregou novas fábricas de produção de blocos de concretos, que servirão para melhorias na pavimentação de vias em todo estado; além de novas viaturas, caminhões e betoneiras, que vão aprimorar serviços desenvolvidos no sistema. O governador também firmou convênios com várias prefeituras para a promoção de ações, no âmbito do sistema penitenciário maranhense.


O titular da SEAP, Murilo Andrade, destacou o simbolismo da premiação. “Com certeza, quando você situa indicadores e metas e premia as melhores unidades, gera uma competitividade sadia, da busca de avanços e com isso, há também uma melhora nos serviços prestados”, avaliou o gestor do sistema penitenciário maranhense.


Murilo Andrade comentou o destaque do Maranhão no setor. “O resultado é que hoje somos o melhor estado em oportunidades de educação e trabalho no Brasil. O Maranhão se destaca nestes pontos e em outros mais”. O Prêmio Gespen reconhece estabelecimentos prisionais que inovaram na área da gestão, com implantação de novos e modernos elementos, tendo como resultado, êxito nas ações. 


A premiação integra o Programa de Gestão Penitenciária (Gespen) e é um instrumento de gestão estratégica. Criado em 2015 pela SEAP, a iniciativa estimula e garante o aprimoramento do sistema prisional. O prêmio soma, ainda, no cumprimento da Lei de Execução Penal, com a materialização de elementos relevantes da gestão, que refletem nos indicadores e metas, em cada estabelecimento penal no estado.


Presentes ao evento, gestores e diretores de estabelecimentos penais do Estado, além de demais autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário