sábado, 30 de abril de 2022

Governo leva procedimentos do Mais Cirurgias para a região de Morros

 


A região de Morros será contemplada com procedimentos do Mais Cirurgias. Na quinta-feira (28), cerca de 180 pacientes passaram por uma triagem para a realização de exames para cirurgias gerais que serão promovidas por meio do programa. Os atendimentos aconteceram no Hospital Regional de Morros, unidade que é referência para 12 municípios da região. As cirurgias devem ser realizadas a partir do dia 2 de maio.

O Programa Mais Cirurgias é uma ação realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

O objetivo é dar vazão aos procedimentos cirúrgicos eletivos que estavam represados por conta da pandemia da Covid-19. “Esta ação é de extrema importância, tendo em vista que ficamos mais de dois anos sem realizar cirurgias eletivas devido à Covid-19. É um verdadeiro presente para todas as pessoas que aguardavam”, afirmou a diretora geral do Hospital Regional de Morros, Denise Paz.  

Durante a triagem, os pacientes passaram por avaliação com médico cirurgião. Cinquenta e um pacientes já saíram com a cirurgia agendada e os demais saíram com o risco cirúrgico e exames laboratoriais e de imagem agendados. Os casos mais complexos serão encaminhados para fazer o procedimento em São Luís. As cirurgias devem ser realizadas a partir do dia 2 de maio. 

O cirurgião geral da unidade, Manuel Reis, destacou a importância do programa. “O Programa Mais Cirurgias é de utilidade máxima, pois diminui as demandas das cirurgias que estão paradas nos municípios. Uma ação do Governo do Estado que, com certeza, deve continuar”, comentou. 

O Programa Mais Cirurgias foi criado para dar celeridade e aumentar o número de cirurgias eletivas na capital e no interior do estado, levando atendimento de média e alta complexidade à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário