sábado, 30 de abril de 2022

Governo promove ação de incentivo à vacinação da quarta dose contra a Covid-19


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, nesta sexta-feira (29), na Policlínica do Idoso, uma ação de incentivo à vacinação contra a Covid-19. A ação teve como objetivo incentivar a população de 60 anos ou mais a tomar a quarta dose da vacina contra a doença. Além da vacinação, serviços de saúde também foram disponibilizados para ampliar os cuidados com o público. 

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, esteve na ação e destacou que a vacina é a melhor forma do mundo vencer a Covid-19. “Vamos continuar o trabalho de incentivo para que a população procure os postos de saúde para manter a vacinação contra a Covid-19 em dia. E na ação de hoje estamos focando na população de 60 anos ou mais, que já está apta a tomar a quarta dose da vacina”, afirmou o secretário.  

A dona Luzia Rodrigues, de 71 anos, que estava na unidade para fazer exames laboratoriais, aproveitou a ação para tomar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 e reforçou a importância da vacinação. “Nós, idosos, precisamos nos cuidar para preservar a nossa saúde. Na minha casa, todo mundo já se vacinou, até meu netinho de 12 anos”, afirmou a aposentada. 


A quarta dose da vacina contra a Covid-19 já está disponível para trabalhadores da saúde, pessoas a partir de 60 anos e imunossuprimidos com 12 anos ou mais. O intervalo mínimo para receber a dose é de quatro meses após a 3ª dose e, para a vacinação, devem ser apresentados documento de identificação e carteira de vacinação. 


A vacinação contra a Covid-19 está disponível nos postos municipais e, para ampliar a cobertura vacinal, o Estado disponibiliza três pontos na capital: IEMA Rio Anil (antigo Cintra) e as policlínicas Cidade Operária e Vinhais.


Além da vacinação contra a Covid-19, os participantes da ação realizada na Policlínica do Idoso também puderam se imunizar contra a influenza e o sarampo. Foram oferecidos ainda, serviços de saúde para a população, como aferição de pressão e glicemia, atendimentos em Geriatria, Clínica Geral, avaliação nutricional e serviços odontológicos através do Sorrir Móvel.  


A iniciativa foi muito elogiada pela população. “Vim para uma consulta com o proctologista e estou aproveitando os serviços odontológicos disponíveis nesta ação. Estou gostando muito do trabalho que é realizado aqui na Policlínica do Idoso. Já consultei com várias especialidades e gostei muito do atendimento”, afirmou a aposentada Maria do Socorro Santos Lima, de 69 anos.


Visita

O secretário Tiago Fernandes também esteve na Creche da Liberdade, unidade que possui um Espaço de Saúde mantido pela SES, que oferta, através de uma equipe multidisciplinar, atendimentos em Pediatria, Nutrição, Psicologia e Enfermagem. Nesta sexta (29), o espaço promoveu palestras e aplicação de flúor nas crianças.  

“A creche é um equipamento importante para atendimento não somente da educação para a primeira infância, mas também para o acompanhamento da saúde de todas essas crianças. Dessa forma, alinhar saúde na escola é uma ação importante para acompanhar a evolução educativa e da saúde dessas crianças, fator relevante para o Sistema Único de Saúde”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário