sexta-feira, 29 de abril de 2022

Governo realiza ações do Programa do Glaucoma nas cidades da Regional de Saúde de Viana


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está beneficiando, nesta semana, a população de 11 municípios da Regional de Saúde de Viana com as ações do Programa do Glaucoma. As primeiras cidades contempladas foram Cajari e Viana, que nesta quinta-feira (28) receberam as ações do programa. 

Em Viana, a ação aconteceu no Centro de Saúde (CESP) do município. Já em Cajari, os atendimentos foram realizados no período da tarde, na Unidade Básica de Saúde da Sede do Município.  

“Nosso objetivo é avançar mais e garantir que os serviços de saúde alcancem a população que mais precisa. Através do Programa do Glaucoma temos assegurado isso, beneficiando milhares de maranhenses que agora podem viver a vida com uma visão saudável”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 


Para ter acesso aos serviços oferecidos através do Programa do Glaucoma, a população deve comparecer no horário e local estabelecido e apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.  

Até sábado (30), as ações ocorrerão nas cidades de Olinda Nova do Maranhão, Matinha, São João Batista, Cajapió, Palmeirândia, Penalva, São Vicente Férrer, São Bento e Bacurituba. Com o programa, pacientes são contemplados com consultas para a detecção da lesão ocular, consultas de retorno e distribuição de medicamentos para pacientes já cadastrados no programa.

O glaucoma é uma lesão no nervo que liga o olho ao cérebro, geralmente devido à alta pressão ocular. Entre os principais sinais e sintomas estão: a perda do campo visual, o aumento da pressão intraocular causando dor nos olhos e, em alguns casos, náuseas e distúrbios súbitos de visão.



PROGRAMAÇÃO 

Sexta-feira (29)
- Olinda Nova do Maranhão: UBS Raimundo Nonato Gomes, atrás do Hospital Municipal, a partir das 8h.
- Penalva: UBS Campo de Pouso, a partir das 8h.
- Matinha: Hospital PSF (Hospital Velho) e Prédio da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Major Heráclito, s/n, Centro, a partir das 14h.
- São Vicente Férrer: Centro de Saúde Ana Campos, Rua Dom Pedro II, das 13h30 às 15h.
- São Bento: Escola Municipal Condessa Pereira Carneiro, Rua Professor Tito Soares, s/n, das 15h30 às 18h.

Sábado (30)
- Bacurituba: Centro de Saúde de Bacurituba, Rua Benjamim Constant, nº100, Centro, a partir das 8h.
- São João Batista: Escola Marly Sarney, Rua Humberto de Campos, s/n, Centro, das 8h às 10h.
- Cajapió: Centro de Ensino Municipal José Caetano Vaz, Rua Manoel Mendonça, nº 38, Centro, das 10h30 às 12h30.

- Palmeirândia: Secretaria Municipal de Saúde – UBS São Carlos, das 10h30 às 12h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário