sábado, 30 de abril de 2022

Secretária de Educação acompanha rotina escolar e ações de saúde da Creche da Liberdade

 


Na manhã desta sexta-feira (29), a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira, acompanhada do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, e da adjunta de Ensino Nádya Dutra, visitou o Centro Integral de Educação Infantil – Creche da Liberdade. O objetivo foi acompanhar o funcionamento da unidade de educação infantil em tempo integral, voltada para crianças de 6 meses a 5 anos, no bairro da Liberdade.

O Centro Integral de Educação Infantil – Creche da Liberdade é a primeira creche da rede pública da rede estadual inaugurada pelo Governo do Maranhão. A unidade atende mais de 100 estudantes com a oferta de educação em tempo integral, além de oferecer, também, acompanhamento na área da saúde.

Nesta sexta-feira, além da rotina escolar, os pequenos com doses vacinais atrasadas da tríplice viral, influenza e Covid-19 puderam ser vacinados e tiveram, ainda, um momento de conversa sobre saúde bucal e aplicação de flúor.

A secretária Leuzinete destacou a importância da parceria entre a Seduc e SES, dentro da Creche da Liberdade. “É fundamental a aliança saúde e educação porque você trabalha preventivamente. Um dos componentes importantes para a saúde emocional e educacional de uma criança é cuidar da saúde física e psicológica, então, fazendo essa aliança desde cedo, você evita o adoecimento. E evitando o adoecimento, você evita a hospitalização e que elas faltem à escola por algum motivo de saúde. A gente só tem a agradecer a Secretaria de Saúde por essa parceria e esperamos que isso se prolongue em outras unidades educacionais do estado”, declarou.

“A creche é um equipamento importante para o atendimento não somente da educação, mas também para o acompanhamento de saúde de todas essas crianças. Então, a presença da saúde na escola é importante para que a gente possa acompanhar a evolução não somente educativa, mas também da saúde dessas crianças, o que é importante para o Sistema Único de Saúde”, reforçou o secretário de Saúde, Tiago Fernandes.

A gestora geral da instituição, Márcia Porto, explica que o atendimento à saúde disponibilizado na creche é regular, com a realização de consultas pediátricas às crianças, orientação nutricional, atendimento psicológico, entre outros. “Nós, professores, gestores, pais e todos os demais profissionais, ficamos muito felizes em receber nossa secretária aqui. É uma forma do gestor da Educação ver de perto como a política educacional se materializa dentro das instituições, como que a política funciona de verdade”, disse a gestora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário