domingo, 29 de maio de 2022

Corpo de Bombeiros reforça prevenção a acidente na operação São João do Maranhão

 


Reforço nas ações preventivas e equipes a postos para intervenções imediatas serão o foco do planejamento do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) na operação durante os festejos juninos no estado. O São João do Maranhão, promovido pelo Governo do Estado, inicia oficialmente neste sábado (28), com mais de 70 pontos de arraiais distribuídos pela Região Metropolitana de São Luís e ainda, em municípios do interior. Além de efetivo do CBMMA, a operação contará com mais de seis mil policiais militares, equipes da Polícia Civil, Centro Tático Aéreo e demais grupamentos da Segurança Pública. A operação prossegue durante os 60 dias de festejo.

“Como planejamento, o objetivo é garantir a diversão na celebração mais tradicional do estado e que sempre atrai visitantes, turistas e admiradores de todo Brasil e do mundo. O Corpo de Bombeiros estará a postos para atendimento às ocorrências e prestação de apoio aos demais grupamentos da Segurança Pública destacados para operar no período junino”, pontuou o comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo.

Ao todo, serão mais de 600 bombeiros militares, além de 15 viaturas operacionais distribuídas em pontos estratégicos para atender rapidamente às ocorrências. O efetivo terá ainda à disposição das ações Unidade de Resgate (ambulâncias), Auto Bomba Tanque (ABT) e veículos de apoio. O trabalho terá foco na prevenção de acidentes nos locais de concentração de público, com monitoramento e manutenção de equipes de referência para prestar orientação e realizar intervenções imediatas que sejam necessárias.

O trabalho inclui também planejamento e análise dos projetos de segurança contra incêndio nos arraiais. Itens como extintores de incêndios, orientações de distância mínima da separação entre barracas de palha, o isolamento da rede elétrica, a utilização de espaço delimitado para queima de fogos e adequação técnica das estruturas de palco são exigidos pelas equipes e serão fiscalizados durante os festejos. Toda a dinâmica foi estruturada, há pelo menos 30 dias da programação junina, por meio da Diretoria de Atividades Técnicas da corporação.

O CBMMA também orienta sobre atitudes e ações seguras para evitar acidente com os fogos de artifício, muito utilizados nesta época festiva. “São cuidados simples, mas que, algumas vezes, não são executados. Todo cuidado é relevante para evitar acidentes graves com estes artefatos. Com atenção, pode-se brincar de forma segura”, ressaltou o coronel Célio Roberto. 

Na lista, adquirir fogos de artifício somente em locais autorizados pelo Corpo de Bombeiros; ficar atento a todas instruções contidas na embalagem do produto; soltar os fogos somente em locais abertos, longe de aglomeração de pessoas, estacionamentos, barracas de palha e postos de combustíveis; não segurar o rojão com as mãos, antes de acioná-lo, prenda-o em um suporte seguro.

Em caso de falha do produto, o CBMMA orienta a não tentar reutilizá-lo. Diz ainda que estes itens devem ter total supervisão para evitar que crianças tenham acesso. E na situação de ocorrer queimaduras, não aplicar nenhum produto, mas sim, lavar apenas com água corrente e acionar, imediatamente, o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Segurança no São João

O plano de segurança do São João do Maranhão conta com seis mil policiais militares. Serão cerca de 700 policiais, diariamente, cobrindo os 70 arraiais, além de pontos estratégicos como paradas de ônibus, terminais de integração e vias de grande fluxo. 

Ações da Operação Catraca integram o plano de ação da segurança, durante os festejos. Tem foco na abordagem em coletivos, tanto nos terminais de integração, quanto nas paradas de ônibus. O policiamento estará, também, nos bairros onde haverá agenda junina, conforme plano de ação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA). 

“O policiamento foi intensificado na Região Metropolitana de São Luís, assim como em municípios do interior onde haverá programação junina. Estamos atuando de manhã, tarde, noite e madrugada para combater a criminalidade e garantir um São João tranquilo e seguro”, pontuou o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel Emerson Bezerra.

A Polícia Civil está com plantões, regionais e delegacias funcionando no período, para registro das ocorrências, além de efetivo na investigação. Integram as operações juninas efetivo do Centro Tático Aéreo (CTA), Polícia Judiciário, com apoio da Guarda Municipal (atuando nos terminais de integração) e Polícia Rodoviária Federal (com ações na BR, inclusive a operação Catraca). Colaboram os sindicatos dos usuários, dos empresários e dos rodoviários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário