sábado, 28 de maio de 2022

Cortejo no Centro de São Luís marca abertura da programação do São João do MA 2022

 


Nesta sexta-feira (27), um cortejo com diversas atrações da cultura tradicional maranhense por ruas do Centro de São Luís, marcou a abertura da programação oficial do São João 2022, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

A concentração foi na Praça do Pantheon. O cortejo passou pela Rua do Passeio, Rua Grande, Rua de Nazaré, Rua da Estrela, Rua Portugal, até culminar na Praça da Fé, ao lado da Casa do Maranhão.

Participaram do cortejo os bois Upaon-Açu, de Leonardo, de Axixá, de Santa Fé, da Madre Deus, da Fé em Deus, Brilho da Ilha, Novilho Branco, Meu Tamarineiro, da Juventude (da cidade de Miranda do Norte) e o Boi de Pindaré.  

No roteiro, toadas, tambores e o colorido das indumentárias juninas percorreram ruas do centro de São Luís, mostrando que esse ano o Maranhão vai realizar o maior São João de sua história, como aponta o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor.  

“Foi dada a largada com muita emoção. O maior São João do mundo está acontecendo agora. Começa hoje e só termina no último dia do mês de julho”, reforçou Paulo Victor.
De acordo com o secretário Paulo Victor, mais de 3.000 pessoas participaram do cortejo que inicia um ciclo grandioso para a cultura popular do Maranhão, após longo e severo período de pandemia da Covid-19. 

Esse ano a festa contará com dois meses de festejo, com mais de 500 atrações e mais de 20 arraiais no maior São João do Brasil, considerando apenas os oficiais, ou seja, fora os de bairro que terão apoio do Governo do Estado.

Paulo Victor agradeceu o governador Carlos Brandão por ter elencado entre suas prioridades de gestão, a retomada da cultura e de sua cadeia econômica. “Obrigado, governador Carlos Brandão, por acreditar que a cultura vive, que a cultura é essência, que a cultura é a base do nosso povo”, pontuou o secretário.   


“Maior espetáculo do Maranhão"

Edilmar Freitas, brincante do Boi de Santa Fé, também participou do cortejo e garante que o momento agora é de “extravasar”. “Nós passamos dois anos parados e agora a vontade é de extravasar no São João. Botar tudo que está guardado durante esses dois anos”, opinou. 

Gleidison Calvet, brincante do Meu Tamarineiro, estava ansioso para o período junino, que ele classificou como o “maior espetáculo do nosso estado”. “A gente está chegando com o coração muito emocionado. É muito prazeroso voltar depois dessa grande pandemia que assombrou o mundo”, festejou. 

Após o cortejo, a programação continuou na Praça da Fé, com uma solenidade de oficial de abertura e apresentação do grupo Afros, Boi de Nina Rodrigues, Companhia Barrica do Maranhão, Boi da Floresta e Boi de Maracanã.

Arraiais

A capital São Luís contará com programação junina na Praça Nauro Machado, Ipem, zona rural, Shopping da Ilha, Ceprama, Vila Palmeira, Cidade Operária, Maiobão, Santo Antônio, Lagoa da Jansen, área Itaqui-Bacanga e Convento das Mercês. 

Os destaques ficam por conta da Nauro Machado, com programação de 11 de junho a 3 de julho; da Vila Palmeira, com um mês de duração, de 2 de junho a 2 de julho, de quinta a domingo para ambos; e o do Ipem, que funcionará diariamente, de 11 de junho a 10 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário