terça-feira, 17 de maio de 2022

Governador marca presença na abertura da 18ª edição da Agrobalsas e anuncia importantes obras para região Sul

 


O governo do Estado novamente ocupa lugar de destaque na prestação de serviços, em mais um ano de realização da Agrobalsas. E o governador Carlos Brandão participou da abertura de sua 18ª edição - um dos maiores eventos do agronegócio do Maranhão. Organizada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), a Feira ocorre no período de 16 a 20 de maio, com o tema "Conectividade Cerrado - o grande celeiro". 


Mais de 200 estandes foram instalados no evento. De acordo com Brandão, a perspectiva é que esta edição movimente cerca de R$ 4 bilhões em negócios. 


O governador visitou os estandes de órgãos como, Sagrima, Seinc, Saf, Setur e trailer da Sema. Antes, Brandão participou de reunião com empresários rurais e concedeu entrevista à Rádio Boa Notícia. 


Durante a abertura do evento, Carlos Brandão assinou uma emblemática ordem de serviço para pavimentação da MA 006, em trechos referentes a Tasso Fragoso e a Alto Parnaíba. Os valores das obras custam, em média, mais de 26 milhões e atendem um sonho antigo da população que aguardava pela estrada asfaltada. 


Outra importante ação do Governo foi o lançamento do mega programa de regularização fundiária do Sul do Maranhão, beneficiando mais de 3.500 famílias.


Os municípios do Sul serão contemplados por meio de Acordos de Cooperação Técnica com as prefeituras municipais. 


Dentro do programa, de forma inédita, será entregue um kit com o título de terra, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). Dessa forma, os agricultores têm acesso ao crédito, aos programas governamentais e às inovações tecnológicas, além de promover a competitividade e a sustentabilidade dos negócios. 


O governador Carlos Brandão observou avanços na área do agronegócio durante sua visita aos estandes e reforçou apoio às atividades do campo. “Tenho muita satisfação em participar de mais uma edição da AgroBalsas e posso afirmar que houve uma evolução grande na área de ciência, da tecnologia e da inovação e quem ganha com este avanço é o produtor rural e a sociedade. Nós, do governo do Estado, procuramos ajudar em forma de parcerias com financiamentos e diálogos, além da presença de nossos estandes de órgãos focados no agronegócio”, disse.


O governador destacou ainda em sua fala o lançamento do maior programa de regularização fundiária para região a Sul. “São 3.500 famílias que recebem seus títulos de terra, totalizando 30 mil hectares de terras regularizados. Assim, o agricultor pode produzir mais sem conflito no campo”.



O diretor-presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Anderson Ferreira, detalhou que além da emissão dos títulos de terra, também foram entregues documentos importantes para os agricultores terem acesso a benefícios, como aposentadoria e créditos.


“É um grande programa inédito que, além dos títulos, estamos fazendo a entrega de importantes documentos como o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que garantem amparo ao agricultor do Sul do estado”. 

“Retornar com a Agrobalsas depois de dois anos de atividades paradas significa um importante incremento a economia em todos os setores do campo. Este evento gera emprego e renda não só para o município, mas para toda região Sul: quero agradecer ao govenador Carlos Brandão por todos os investimentos feitos e anunciados para Balsas e região. Sigamos em frente juntos, com muito trabalho”, disse o prefeito de Balsas,  Erick Costa. 


Mais entregas

Brandão entregou também um automóvel modelo “Van” para o programa Mais Travessia, coordenador pela Agência de Mobilidade Urbana (Mob).  A Mob possui Termo de Cooperação Técnica com o Viva/Procon, que é responsável pelos agendamentos para utilização do Serviço Travessia. 


A partir da próxima semana, o serviço já estará disponível para o público-alvo, mas a “Van” já está fazendo o translado de pessoas com deficiência para a Agrobalsas. 


As vias do Parque de Exposições, na Fazenda Sol Nascente, foram pavimentadas para receber a Agrobalsas. De acordo com o governador, as obras de pavimentação demandaram cerca de R$ 2,5 milhões de investimento estadual. 

Vários kits de robótica do projeto Maratoninha Maker também foram entregues aos órgãos da região Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário