quinta-feira, 19 de maio de 2022

Governo amplia atendimento no Centro de Hemodiálise de Balsas com implantação do quarto turno


O Governo do Estado ampliou o atendimento a pacientes que fazem hemodiálise na Região Sul do estado. O Centro de Hemodiálise de Balsas, que completou seu primeiro ano de funcionamento em março deste ano, ampliou o horário de funcionamento e agora opera em quatro turnos. Em visita à unidade, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou o empenho da gestão estadual para avançar ainda mais na ampliação do serviço de hemodiálise no Maranhão.

“Com o funcionamento do quarto turno dentro do Centro de Hemodiálise, ampliamos o número de usuários que utilizam a unidade para o tratamento de doença renal crônica. Nos últimos anos, a assistência nefrológica já aumentou em 1052% no Maranhão. Seguimos trabalhando para avançar cada vez mais no atendimento a esse público”, afirmou o secretário Tiago Fernandes.

O serviço, que funciona ao lado do Hospital Regional de Balsas, possui um salão de atendimento com dez poltronas e, com o implemento do quarto turno de funcionamento, agora tem capacidade para atender até 40 pessoas por dia.

Um dos pacientes beneficiados com os atendimentos da unidade é o aposentado Francisco do Canindé Oliveira, de 66 anos. Morador da cidade de Riachão, Francisco lembra o quanto era sofrido ter que viajar três vezes por semana para Imperatriz em busca de tratamento, antes do início do funcionamento do Centro de Hemodiálise em Balsas.

“Eram seis horas para ir, quatro horas de tratamento e seis horas de estrada novamente para voltar para casa. Eu fazia esse trajeto três vezes por semana. A viagem era muito longa, eu chegava cansado e com fome, era um sofrimento. Fazendo meu tratamento aqui em Balsas, eu chego em uma hora, e isso melhorou muita coisa para mim”, contou Francisco do Canindé.

Outra paciente que relata o alívio por receber um tratamento mais próximo de casa é a dona de casa Maria Rodrigues de Sousa, de 42 anos, que também é moradora da cidade de Riachão. “Também fazia meu tratamento em Imperatriz e era muito difícil por conta da distância. Hoje, fazendo meu tratamento aqui em Balsas, é tudo bem melhor. Esse centro veio em boa hora pois a nossa vida já é muito sofrida”, comentou Maria Rodrigues.

De acordo com a supervisora administrativa do Centro de Hemodiálise de Balsas, Célia Araújo de Oliveira, a unidade é referência para os municípios da região. “A maioria dos nossos pacientes realizavam diálise em Imperatriz. Hoje, eles podem fazer o tratamento em sua cidade de origem ou próximo a ela e isso é um benefício muito grande para eles”, explica a supervisora Célia Araújo.

O Centro de Hemodiálise de Balsas conta com recepção, consultório, sala de triagem, direção, farmácia, posto de enfermagem, sala de armazenamento de concentrados, sala de implantação de cateter e emergência, sala de reprocessamento de dialisadores, além da sala de coordenação de enfermagem. Os pacientes são acompanhados por médicos e recebem atendimento multiprofissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário