segunda-feira, 16 de maio de 2022

Governo do Estado realiza mais uma edição do Maranhão de Reencontros com grande público

 


O governador Carlos Brandão marcou presença em mais uma noite de apresentações do Maranhão de Reencontros, no domingo (15). A festa reuniu milhares de pessoas na Concha Acústica Reynaldo Faray, Lagoa da Jansen, celebrando a cultura e o folclore maranhenses. Os bois de Axixá, Maioba e Brilho da Ilha abrilhantaram o evento. O projeto, realizado pelo Governo do Estado, terá apresentações até dia 29 de maio, sempre a partir das 17 horas.

“Estou muito feliz em saber que podemos fazer nosso São João com segurança e responsabilidade. Estamos resgatando a nossa cultura, estimulando o emprego e renda das famílias e trazendo alegria para todos os maranhenses. Uma grande festa em que as pessoas se divertem e também podem ter uma renda, pois sabemos que muitos perderam seus empregos, precisavam desse apoio e o Governo do Estado veio suprir essa demanda. Com certeza, faremos o maior São João do país”, ressaltou o governador Carlos Brandão.


O evento iniciou com a apresentação do Boi Brilho da Ilha, às 17h, seguido pelo Boi de Axixá e encerrando com o batalhão pesado do Boi da Maioba, que subiu ao palco 21 horas. A agenda teve participação também do Boi Teimosinho. Além do resgate do folclore maranhense, o Maranhão de Reencontros prioriza a inclusão e conta com recursos de acessibilidade. Os espetáculos contam com tradutor de libras e para as pessoas com deficiência, é disponibilizado o Serviço Travessia, que garante o translado deste público durante os shows.




O Boi de Axixá foi a segunda atração a abrilhantar o palco do Maranhão de Reencontros. Emocionada, a diretora do grupo, Leila Nava, destacou a satisfação com a volta dos festejos juninos. “Me sinto muito feliz, pois estávamos sem esperança de voltar com o nosso São João e, graças a Deus, voltamos. E o governador com o coração imenso, com uma paixão tão grande pelo São João, pela nossa cultura, fez de tudo para que voltássemos decentemente. E voltamos, com o apoio e a força dele. Quando ele anunciou que ia ter São João, ficamos na maior euforia e cheios de felicidade. O governador está nos dando uma grande festa de São João, com muito amor e muito carinho”, enfatizou.

Beneficiária com um carrinho de cachorro quente do programa Mais Renda, a vendedora Nilde Cantanhede agradeceu a oportunidade de voltar a trabalhar e garantir renda para sua família. “Trabalho com cachorro quente e hambúrguer e estou muito satisfeita em representar o programa Mais Renda. Por causa dessa ação, na qual eu trabalho desde 2015, minha renda aumentou. Minha alegria hoje, depois desse período longo de pandemia, é estar neste lugar, onde a gente trabalha, mas também, se diverte”, frisou. 

O Maranhão de Reencontros tem esquentado o cenário cultural do estado, com apresentações dos grupos folclóricos e aquecendo o público para a festa oficial do São João, que inicia dia 28 deste mês e prossegue até final de julho. O festejo promete ser o maior de todos os tempos, trazendo de volta a alegria dos arraiais junino, após dois anos sem a tradicional celebração, por conta da pandemia do coronavírus.

Presentes ainda, a primeira-dama do estado, Larissa Brandão; e os secretários de Estado da Cultura (Secma), Paulo Victor, da Educação (Seduc), Leuzinete Pereira, dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Amanda Costa, do Desenvolvimento Social (Sedes), Paulo Cazé e o secretário chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário