segunda-feira, 30 de maio de 2022

Governo investe em estratégias para a redução da mortalidade materna no Maranhão


Neste sábado (28), é celebrado o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, data que tem como objetivo destacar nacionalmente a necessidade de melhorar os serviços de atenção pré-natal e ao parto, bem como a capacitação dos profissionais de saúde para este atendimento. No Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem trabalhado constantemente na melhoria dos serviços de assistência materna para a diminuição dos casos de óbitos neste grupo. 

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destaca que ao longo dos anos, a Rede Estadual de Saúde vem se estruturando para garantir o melhor atendimento às gestantes do Maranhão. 

“Foram muitos avanços nos últimos anos, conseguimos ampliar a rede de atenção à saúde materna e seguimos trabalhando para oferecer ainda mais serviços para esse público. Fortalecemos todas as Regiões de Saúde do Estado, que agora contam com salas de parto e atendimento adequado a essas mulheres”, afirma o secretário Tiago Fernandes.  


Um desses serviços é a Sala Cuidar, que funciona na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma), atendendo como rede de atenção às urgências e emergências obstétricas (Síndrome Hipertensiva na Gestação - SHG e Hemorragia no Pós-parto - HPP) com suporte técnico de apoio e validação das conduções de situações de emergências à distância para 67 unidades de saúde de 60 municípios maranhenses, desenvolvida através da cooperação técnica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).  

De acordo com o enfermeiro obstetra da Sala Cuidar, Tarcísio Mendes, a sala presta um apoio ao manejo das intercorrências obstétricas como síndrome hipertensiva na gestação e hemorragia no pós-parto.
“Nesse serviço atendemos o profissional de saúde da ponta, que pode ser interior ou capital, em uma UBS, Pronto-Socorro, Maternidade ou Hospital que faça parto. O profissional liga para a sala através dos números 98 98412-3651 e 98 3249-2989 e recebe as orientações de manejo para a melhora do estado clínico da paciente, o que permite que ela possa ser transferida, se for o caso, ou que termine a condução da gestação, o que vai depender da avaliação médica”, explica o enfermeiro obstetra Tarcísio Mendes. 

O serviço, que está em operação desde o mês de maio de 2019, acumula números positivos. No primeiro ano de funcionamento, foram registradas 290 vidas salvas, entre recém-nascidos e gestantes, com registro de dois óbitos de RN e dois de gestantes. Já em 2020, 622 vidas foram salvas, com registro de um óbito de gestante e um de RN. Já em 2021, 100% das pessoas atendidas pelo serviço tiveram sucesso nos seus procedimentos, totalizando 535 vidas salvas. 

Todos os anos, desde 2015, a rede de atenção à saúde materna e infantil vem sendo implementada. A exemplo do processo de Planificação da Atenção à Saúde, a ampliação de Centros Sentinelas de Planejamento Reprodutivo (São Luís, Balsas e Colinas), o acesso à assistência maternidades e hospitais regionais e macrorregionais.  

Outro destaque da gestão é a criação do Programa Cheque Cesta Básica – Gestante. O programa incentiva a procura pela assistência pré-natal por mulheres grávidas de baixa renda e oferece o incentivo financeiro de nove parcelas de 100 reais. Além disso, a reativação do Comitê Estadual de Prevenção à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, cujo objetivo é discutir e analisar os óbitos, apresentando propostas de melhorias na promoção e assistência à saúde no estado, dentre outras ações que também favoreceram a redução da mortalidade materna. 

A atenção materno-infantil conta com serviços em unidades como: Maternidade de Paço do Lumiar; Maternidade Nossa Senhora da Penha; Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas; Centro Sentinela em São Luís e Colinas; Santa Casa de Misericórdia, com a retaguarda Elizabeth Vaz; Casa de Apoio ao Bebê, Mulher e Gestante, em Imperatriz; Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz; Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma); Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da Macma; Maternidade Benedito Leite; e os hospitais regionais de Balsas, Santa Luzia Do Paruá, Coroatá, Alto Alegre do Maranhão, Timon, Itapecuru-Mirim, Barreirinhas, Timbiras, Carutapera, Balsas, Morros e Paulino Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário