segunda-feira, 16 de maio de 2022

Governo realiza ações do Programa Mais Cirurgias em Balsas e beneficia população do Sul do Maranhão


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, neste domingo (15) e segunda-feira (16), cerca de 115 procedimentos oftalmológicos beneficiando pacientes da região Sul do Maranhão, com cirurgias de catarata e pterígio. Os procedimentos fazem parte das ações do Programa Mais Cirurgias e aconteceram no Hospital Regional de Balsas.  

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, esteve na unidade e acompanhou as consultas  pós-operatórias dos pacientes. “Por conta da pandemia, ficamos com uma demanda reprimida de cirurgias eletivas, mas em decorrência da ampliação da Rede de Assistência à Saúde e de um quadro epidemiológico favorável estamos expandindo novamente as ações do Programa Mais Cirurgias”, destacou o secretário Tiago Fernandes.  

As ações do Programa Mais Cirurgias vêm sendo executadas com o objetivo de acelerar os atendimentos que ficaram represados durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19, quando as cirurgias eletivas tiveram que ser suspensas.  

Em Balsas, foram realizadas 60 cirurgias de catarata e 55 de pterígio. O aposentado Benedito Gomes, de 67 anos, foi um dos beneficiados com a cirurgia de catarata no domingo (15) e, nesta segunda (16), retornou à unidade para uma avaliação pós-cirúrgica. “Fiz o procedimento no olho esquerdo e não estou sentindo nada. Essas ações são muito importantes, pois esses procedimentos na rede particular são muito caros”, elogiou o aposentado, que é morador da cidade de Loreto.    

Outra paciente que se beneficiou com a ação foi a dona de casa Jacira Sandes, de 59 anos, moradora da cidade de Fortaleza dos Nogueiras, que realizou a cirurgia de pterígio no olho direito. “Estava aguardando o procedimento e chegou a minha vez. Essa iniciativa ajuda muito a população e realiza os sonhos de cada um ter sua visão reestabelecida”, comemorou o paciente.  

O Hospital Regional de Balsas é referência para moradores de 13 municípios da Região Sul do Maranhão. "O atendimento desta unidade para a região é um diferencial muito grande. Somos referência na parte de obstetrícia e em outros setores. Agora, também voltamos a realizar as cirurgias eletivas, através do Programa Mais Cirurgias”, afirma a diretora geral da unidade, Maristela Campos de Sousa.  

Centro de Hemodiálise

Na região, o secretário Tiago Fernandes visitou, ainda, o Centro de Hemodiálise de Balsas, entregue pelo Governo do Estado em março do ano passado. O centro integra a rede de assistência a pacientes renais crônicos, que vem sendo ampliada pelo Governo do Estado, sob coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A unidade, que funciona na mesma área do Hospital Regional de Balsas, conta com 10 máquinas de diálise e, atualmente, atende pacientes em quatro turnos, de segunda a sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário