sábado, 28 de maio de 2022

Síndromes gripais: especialista da rede estadual de saúde orienta sobre cuidados e prevenção

 


Durante o período chuvoso, casos de Síndromes Gripais costumam ser mais frequentes, principalmente no público infantil. Com as chuvas mais intensas, as pessoas tendem a se aglomerar em lugares com janelas e portas fechadas. Com a incidência mais alta de casos, cresce também a movimentação nas emergências da rede estadual, administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Para ampliar os cuidados, seja contra gripe ou resfriado, é importante manter alguns hábitos de higiene, como lavar as mãos, utilizar lenço descartável para limpar o nariz, não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, pratos, copos ou garrafas), manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

A médica pediatra da Rede Estadual de Saúde, Ianik Leal, dá mais orientações sobre os cuidados que devem ser tomados durante esse período.

Qual a diferença entre resfriado, gripe e Síndrome Respiratória Aguda Grave?
Basicamente, a diferença de resfriado para gripe é o tipo de vírus que acomete. Além disso, a gripe costuma ser um quadro mais abrangente, acometendo o estado geral, dando sintomas febris e complicando um pouquinho mais o estado geral do paciente, seja adulto ou criança.

Já a Síndrome Respiratória Aguda Grave costuma ser mais grave, como o próprio nome sugere. Dessa forma, precisamos ficar atentos a sintomas gripais associados a desconforto respiratório. Fato que se tornou ainda mais importante depois da Covid-19. É importante destacar que o vírus que causa a gripe também pode causar uma Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Quais são as formas de transmissão?
Basicamente, a transmissão se dá através de gotículas, que podem ser transmitidas pelo ar, através de objetos e mãos contaminadas, e por isso é tão importante lavar as mãos. Em caso de pacientes com sintomas, especialmente na atualidade, o uso de máscara é recomendado, assim como evitar das crianças irem à escola com algum tipo de sintoma respiratório, mesmo que não dê para identificar se é um quadro de gripe ou resfriado.

Quais são os sintomas?
Nos quadros respiratórios associados ao vírus, podemos ter sintomas não tão específicos, porém, geralmente podem aparecer coriza, tosse e dor de garganta. No caso da gripe, esses sintomas vêm associados a um quadro de febre.

Quando procurar um médico?
Toda vez que o quadro febril permanecer e tiver sintomas respiratórios evoluindo com cansaço, especialmente nas crianças, é hora de buscar a emergência.

Qual a importância das vacinas?
As vacinas servem para evitar a doença em sua forma mais grave. Precisamos lembrar que o calendário vacinal deve estar atualizado, especialmente no caso das crianças, para evitar as complicações dos quadros respiratórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário