segunda-feira, 27 de junho de 2022

População aprova serviço de testagem para a covid-19

 


O Governo do Estado ampliou, na última semana, o público do Centro de Testagem para a Covid-19, localizado no Hospital Dr. Genésio Rego, na Vila Palmeira. Com a ampliação, o teste passou a ser disponibilizado também para pessoas que apresentarem sintomas da doença há mais de três dias. A população aprovou a iniciativa. 


“Os sintomas de gripe e Covid-19 são muito parecidos e esse, para mim, é o principal problema, essa confusão que pode gerar nas pessoas. Então, na dúvida a pessoa tem que continuar usando máscara e testar para saber o que de fato tem, além de vacinar claro. Seguindo tudo corretamente, nós ficamos com a consciência limpa e ajudamos as outras pessoas”, destacou o técnico administrativo, Halley Rojefap. 


A recepcionista Brenda da Costa também estava com sintomas e foi fazer o teste. “Estou me sentindo com o corpo mole desde a última segunda. Na segunda mesmo entrei no aplicativo do Procon, fui na área da saúde, coloquei que era para teste de Covid-19 e foi muito tranquilo, passei meus dados pessoais básicos e já foi gerada a solicitação. Minha mãe também fez o mesmo procedimento e já realizou o teste”, relatou Brenda, que fez o teste na quinta-feira (23). 


Quem também fez questão de parabenizar a iniciativa do Governo do Estado para testagem da população foi o advogado Henrique Leite, que foi ao Centro de Testagem no Hospital Dr. Genésio Rego acompanhado da esposa. “Quero aproveitar para parabenizar a Secretaria Estadual de Saúde juntamente com o Procon por disponibilizar um aplicativo que atendeu 100% as expectativas ao realizar o cadastro e chegar até aqui e ter um pronto atendimento”, enfatizou.


A professora Maria do Rosário de Oliveira também não teve dificuldade em realizar o agendamento da testagem. “Há uns três dias estou gripada por isso procurei o Centro para saber o que de fato tenho. Já me vacinei até a terceira dose, vou tomar a quarta dose, mas essa situação clínica não me permite ainda tomar o reforço. Fiz o cadastro no aplicativo e estou aqui para tirar a dúvida, até por trabalhar com pessoas, lidar com muita gente é importante saber como estou”, reforçou a professora Maria do Rosário. 

O Centro de Testagem do Hospital Dr. Genésio Rego integra a Rede de Estado da Saúde e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O CT foi inaugurado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em março de 2020, como parte das ações do poder público estadual para ampliar a testagem para diagnóstico da Covid-19. 

Agendamento

O agendamento para a testagem pode ser realizado por meio do aplicativo e do site do Procon-MA e também pelo Disque Saúde, por meio do telefone 3190-9091. Após o agendamento virtual, as pessoas devem aguardar a confirmação do dia e horário do agendamento. As informações serão repassadas para o e-mail cadastrado. É necessário aguardar a confirmação para que a pessoa procure o Centro de Testagem. Outra recomendação importante é que a pessoa procure o serviço apenas se estiver com sintomas gripais e após três dias que os sintomas se manifestaram. 

“Muitas pessoas estão fazendo o cadastro e já se dirigindo à unidade, mas é necessário aguardar a confirmação. As pessoas devem procurar a testagem caso apresentem sintomas e depois do terceiro dia, pois, antes disso, o resultado pode ser incorreto. Precisamos lembrar que a vacinação ainda é a medida mais eficaz que temos no combate à doença. Seguindo todo o protocolo da forma correta vamos continuar vencendo essa batalha”, explicou a diretora geral do Hospital Genésio Rego, Kátia Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário