quarta-feira, 27 de julho de 2022

AMMA ratifica apoio à Justiça Eleitoral durante visita à presidente

 


A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão recebeu na manhã desta sexta, 22 de julho, membros da diretoria da Associação de Magistrados do Maranhão para uma visita de cortesia, em que aproveitaram para manifestar apoio irrestrito à Justiça Eleitoral e ainda ratificaram a honra da entidade em sediar nas eleições de 2022 os trabalhos de auditoria do processo eletrônico de voto, que acontece paralelo à votação no dia 2 de outubro (e 30 de outubro - se houver 2º turno).

A desembargadora Angela Salazar estava acompanhada da juíza auxiliar da Presidência do TRE-MA, Rosangela Prazeres, e do diretor-geral Hebert Leite. Durante a visita, a presidente ressaltou que a magistrada, o magistrado, precisa ser sempre o protagonista, o condutor, aquele que tem firme em suas mãos as decisões tomadas em suas comarcas para que a cidadã, o cidadão, saiba que o judiciário é atuante e porta-voz de informações verídicas.

Quanto às eleições 2022, Angela Salazar afirmou que todo pleito é desafiador, mas que a Justiça Eleitoral funciona com tranquilidade porque realiza todos os procedimentos com transparência, lisura, aliado ao fato de as servidoras e os servidores serem comprometidos, atentos, experientes e com nível de conhecimento alto sobre o que executam.

Pela AMMA, o presidente Holídice Barros primeiro elogiou a trajetória de vida e profissional da presidente e informou que esta semana a entidade emitiu nota pública de apoio à Justiça Eleitoral.

Da Associação estavam presentes à visita o juiz Douglas da Guia (secretário-geral), a juíza Laysa Mendes (diretora financeira), a juíza Marcela Lobo (diretora de comunicação) e o juiz Fernando Jorge (diretor de prerrogativas e valorização profissional).

Íntegra da nota pública da AMMA de apoio irrestrito à Justiça Eleitoral

A Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), entidade que representa a Magistratura do Estado do Maranhão, vem a público manifestar irrestrito apoio ao sistema eleitoral brasileiro.

A Justiça Eleitoral Brasileira é uma das mais modernas e respeitadas no mundo e as eleições realizadas por meio de urnas eletrônicas representaram um grande avanço desde o ano de 1996, sem que houvesse qualquer tipo de contestação à lisura dos pleitos e à legitimidade dos eleitos.

Os magistrados e servidores eleitorais são profissionais altamente qualificados e que agem com independência e altivez na condução do processo eleitoral, entregando os resultados poucas horas após o início das eleições, marcadas pela transparência e celeridade.

A soberania da vontade popular é um dos pilares da Democracia e sua preservação por meio de um processo eleitoral transparente, seguro e eficaz, tem sido garantida pela Justiça Brasileira, pelos demais atores do Sistema de Justiça e amplamente fiscalizada pela sociedade civil e pelos partidos políticos.

As inverdades lançadas sobre o sistema eleitoral e, sobretudo, o que ele representou nesses últimos 25 anos, não se justificam e servem apenas para confundir e gerar um clima de insegurança incompatível com a liberdade e serenidade dos eleitores.

A AMMA tem plena convicção de que os magistrados e magistradas eleitorais continuarão a cumprir o seu papel de árbitros imparciais, resguardando as regras do jogo e o direito à informação, bem como o ambiente de paz que deve permear as eleições, pois se uma crise infecta nosso sistema eleitoral, ela atinge o coração da Democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário