quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Caged: Maranhão assume 1º lugar na geração de emprego no Nordeste


 

Foram criados mais de 5,3 mil empregos no Maranhão, em julho deste ano. O número é significativo frente às dificuldades econômicas do país, que ainda sofre os efeitos da pandemia da Covid-19. Esta é a sétima alta consecutiva do ano e a maior alta relativa na criação de vagas de trabalho na região Nordeste (0,97%), fruto das iniciativas do Governo do Estado no setor. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Governo Federal que registra as admissões e dispensas de empregados que estão sob o regime da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.

No total, foram 5.327 admissões líquidas no mês de julho. Em termos proporcionais, tomando como referência o total de vínculos celetistas até o mês de junho, o resultado equivale a uma expansão no contingente de empregados, sendo a maior alta do Nordeste e a quarta maior variação do país. 

Para o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Junior, os dados correspondem ao bom trabalho desempenhado pelo Governo do Maranhão em prol da economia e da geração de oportunidades. “Fechamos um mês com mais de 5 mil novas vagas geradas, sendo destaque regional e nacional. Essa tem sido a força do governo e seguiremos desta forma: avançando e garantindo emprego e renda para toda à população”, ressaltou.

“Com a criação de 5.327 novos postos de trabalhos em julho, e com saldo positivo pelo sétimo mês consecutivo, os números atestam, mais uma vez, a política eficiente e comprometida do Governo do Estado com os investimentos que fomentam a criação de mais empregos no Maranhão”, avaliou a secretária de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Lília Raquel.

O Governo do Estado tem buscado maior inserção do trabalhador maranhense no mercado de trabalho, por meio de parcerias com empresas privadas e na implantação de programas. Nesta lista, destaque para o Trabalho Jovem, que já empregou quase dois mil jovens. O saldo positivo na geração de empregos se deve também à intermediação das agências do Sistema Nacional de Emprego do Maranhão (SINE-MA), presentes em 17 municípios e que contribuem para o aumento de trabalhadores com carteira assinada, por meio da oferta de vagas de emprego e de cursos de qualificação. 

Nesta alta na geração de empregos no estado, todos os grupamentos de atividade apresentaram resultado positivo em julho. Só o setor de serviços foi responsável pela abertura de 3.644 vagas. Com isso, o estado acumula geração de 27.172 postos de trabalho nos primeiros sete meses do ano – a maior alta proporcional da região Nordeste.

“Temos a certeza que o governo continuará comprometido com os avanços na geração de trabalho, emprego e renda no Maranhão”, destaca Lília Raquel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário