quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Denúncia de assédio sexual no Procon é ignorada por Duarte jr. e Karen Barros

 


Num ato de muita coragem, uma ex-estagiária do Procon-MA usou o Twitter para denunciar abuso sofrido dentro de uma das unidades do órgão por um funcionário.

Ana Clara relata que constantemente era incomodada por Kleyson Júlio, e que, o comportamento do rapaz ao longo do tempo foi ficando pior. Diz a vítima que “algumas meninas saíram do emprego por causa dele”.

Os relatos são de fazer qualquer um ficar indignado. Ela conta que, em determinada oportunidade, o rapaz ficou no meio da unidade com uma sacola na mão gritando pra todos ouvirem que tinha comprado algo pra ela usar com ele “mais tarde”. Ao se aproximar, viu que dentro da sacola, que na verdade havia sido esquecida por alguém na recepção, continha um conjunto de lingerie.

Em outra oportunidade, Ana Clara foi surpreendida com um abraço por trás, de modo que ficou imobilizada, enquanto ele passava a mão por todo o seu corpo, na frente de todos ali.

Apesar de ter comunicado os abusos para seus coordenadores e gestores, nenhuma providência foi tomada. E, mesmo após ter sido transferido para outra unidade, o funcionário sempre comparecia ao local de trabalho da vítima após o expediente tarde da noite.

O ano era 2018, e Duarte Jr. concorria ao cargo de deputado estadual após ter deixado o comando do Procon, que ficou com Karen Barros, sua namorada à época, hoje atual esposa. Após relatar os acontecimentos para a presidente do órgão, Ana Clara ouviu da boca de Karen que os relatos chegados era de que o rapaz apenas tinha flertado com a vítima. De todo modo, prometeram que, após a eleição, isso seria resolvido.

Incomodada, no mês de setembro de 2018, a moça fez chegar a informação até o ex-presidente do Procon, talvez por imaginar que era Duarte, de fato, quem ainda mandava no órgão.

O estágio de Ana Clara chegou ao fim sem que ela soubesse de que qualquer providência real que tenha sido tomada por Karen ou Duarte.

Entretanto, há poucos dias, a vítima deu de cara com o rapaz, que está fazendo parte da equipe de campanha de Duarte Jr. nas eleições de 2022.

Indignada, Ana Clara relata que “ele [estava] ali como se não tivesse que no mínimo ter vergonha. E, pra minha maior surpresa, dias depois confirmei através de um vídeo postado em redes sociais que ele faz parte do mesmo grupo de anos atrás. Todos vivendo como se ele não tivesse ferido e amedrontado tantas mulheres.”

A maior revolta da vítima é saber que “esse homem provavelmente seguiu praticando assédios” e que pessoas que têm conhecimento do que ela sofreu validam o comportamento dele compartilhando tão confortavelmente os mesmos espaços.

Ana Clara procurou Duarte Jr. e Karen Barros antes de fazer seu relato no Twitter, mas não obteve respostas. Somente após terem visto a postagem, tentaram entrar em contato com ela.

Veja o relato da vítima:


Nenhum comentário:

Postar um comentário