quarta-feira, 31 de agosto de 2022

MERCADO DO JOÃO PAULO: Proposta de Sá Marques finalmente vem se tornando realidade


A inauguração da primeira etapa de obras no novo Mercado do João Paulo, ocorreu durante o encerramento do 1º Festival da Farinha de São Luís, que aconteceu no Mercado do João Paulo. Em um momento muito simbólico, foi a primeira etapa da requalificação do estabelecimento comercial.

"Equipamento público fundamental, muito feliz porque foi uma luta nossa, entregue aos feirantes e consumidores do bairro e da região. Toda a comunidade do João Paulo e adjacência, pode ter certeza do nosso empenho em melhorar a vida da população da região e de toda São Luís. Vamos seguir com a nossa luta até que o Mercado do João Paulo esteja com a sua obra toda concluída e seja entregue à população que é merecedora desse bem", frisou Sá Marques.

Nesta primeira etapa, o mercado recebeu várias melhorias como reforma completa dos banheiros, sendo um dedicado às pessoas com deficiência, reparo no telhado e nas calhas, nova área das bancas e uma praça de alimentação reestruturada, lixeira para o descarte adequado dos resíduos, atendendo a todas as normas de segurança e sanitárias, além de outras intervenções que trouxeram melhoria para os feirantes e para toda a população.

Na ocasião, também foi entregue ao produtor Edivaldo Rocha Araújo, a medalha de 1º lugar da melhor farinha de São Luís.


Mercado

Localizado na Avenida Projetada, e com mais de 80 anos de história, o Mercado Municipal do João Paulo, é um dos maiores centros de comercialização e distribuição dos mais variados produtos. Tem capacidade para 516 empreendedores e por causa de seu forte potencial econômico tornou-se polo de abastecimento para os demais mercados da capital.

No espaço, são encontrados gêneros alimentícios diversos como frutas, legumes e verduras. Nos boxes e bancas, o consumidor pode comprar carnes variadas como bovina, suína e de frango. Também são vendidos alimentos não perecíveis como cereais, farináceos, feijão e outros. O local concentra ainda no seu entorno pequenos comércios do ramo do vestuário e eletroeletrônicos.

O Festival da Farinha de São Luís é um importante instrumento para promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas, oportunizando também a venda dos produtos fabricados pelas comunidades. Em São Luís, 10 casas de farinha foram mapeadas pela Semapa e todas elas participaram do festival. Entre as comunidades participantes estavam, Coquilo II, Tajipuru, Mato Grosso, Cinturão Verde (vencedora do troféu e certificado da melhor farinha de São Luís), Caracoeira, entre outras. O festival teve início no último dia 19 de agosto e durou 22 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário