terça-feira, 30 de agosto de 2022

“Neto com Elas” percorre bairros de São Luís debatendo sobre violência doméstica

 


Conscientizar sobre o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e buscar formas de prevenção e auxílio para as vítimas de agressão são o objetivo do projeto “Neto com Elas”, lançado pelo deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil – MA) e que acontece em vários bairros de São Luís desde o mês de junho.

Para o deputado, informar e denunciar são maneiras de evitar o aumento das estatísticas e de salvar muitas mulheres que precisam de ajuda para sair de relacionamentos abusivos.

“Precisamos dar um basta nessa realidade que atormenta milhares de mulheres. A mentalidade da sociedade precisa ser mudada diante desse grave problema social. Agredir e matar mulheres é crime!”, destacou Neto.

Centenas de famílias marcaram presença nos encontros realizados nos bairros da Estiva, Bequimão, Alemanha, Vila Funil, Sacavem, Monte Castelo, Sol e Mar, Coroadinho, João Paulo, Santa Bárbara e São Francisco, em São Luís.

Foram ministradas palestras sobre “Violência Doméstica” e o “Poder da Auto Estima”, pelo deputado e advogado, Neto Evangelista, e a médica e mentora de mulheres, Thayanne Evangelista, com participação da líder do comitê de combate à violência contra a mulher, Denise Cavalcante.

Em sua fala, o parlamentar faz um alerta sobre os vários tipos de violência até chegar ao feminicídio. “O feminicídio, que é o assassinato da mulher pelo simples fato dela ser mulher, é o último estágio da violência doméstica. Na maioria das vezes começa com um xingamento, ameaças, difamação, um empurrão, um tapa, até chegar no assassinato”, relatou.

Trabalho em defesa das mulheres

Neto Evangelista atua como advogado em casos de feminicídio e também é autor de inúmeras ações e projetos que garantem segurança e igualdade às mulheres maranhenses, a exemplos da lei 11.354/2020 que proíbe a nomeação de agressores condenados pela Lei Maria da Penha em qualquer cargo público, seja ele comissionado ou efetivo; e da lei 11.430/2021 que obriga os eventos sociais e esportivos a realizarem campanhas de prevenção e combate à violência contra a mulher.

Além disso, leis que garantem remarcação do exame de Teste de Aptidão Física (TAF) para gestantes participantes de concurso público e vaga de estacionamento especial para gestantes já estão valendo em todo o território maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário