quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Algoz do PT no mensalão, Joaquim Barbosa declara apoio a Lula

 


Relator da ação penal do mensalão, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa gravou um vídeo de apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O material foi gravado em Paris, onde Barbosa passa férias, e será divulgado por aliados de Lula nos próximos dias.

A intermediação para que Barbosa fizesse a gravação teve a participação do vice da chapa, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), para quem o vídeo foi encaminhado, e do coordenador do grupo de advogados Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho. O ex-ministro do STF foi filiado ao PSB e cogitou se candidatar à Presidência da República em 2018.

Além do apoio a Lula, Barbosa também fez ataques duros ao presidente Jair Bolsonaro (PL), principal adversário de Lula, nos vídeos gravados. As informações foram reveladas pelo portal Metrópoles e confirmadas pelo GLOBO.

Existe chance de a imagem do ex-ministro do Supremo ser usada no horário eleitoral. No segundo turno da eleição de 2018, Barbosa foi procurado diretamente pelo então candidato do PT, Fernando Haddad. O ex-ministro, no entanto, não ofereceu apoio imediato e só anunciou o seu voto no petista na véspera da votação em uma postagem no Twitter.

Barbosa deixou o Supremo em 2014, quando presidia a Corte. Antes, havia sido relator da ação penal do mensalão, que mandou para a cadeia dois ex-presidentes do PT: José Dirceu e José Genoino. Foi Lula que o nomeou para o STF, em 2003.

O ex-ministro engrossa a lista de críticos do PT que têm declarado apoio a Lula nos últimos dias. Fazem parte do grupo o ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior, autor do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, e o economista Paulo de Tarso Venceslau, que denunciou em 1997 o primeiro escândalo de corrupção do partido, o caso CPem. 


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário