sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Ex-PM que matou policial na frente do filho é condenado a 9 anos de prisão

 


O ex-policial Francisco Ribeiro dos Santos Filho foi condenado nesta quarta-feira (28) a nove anos de prisão em regime fechado pelo Tribunal Popular do Júri, por matar a tiros o cabo Samuel de Sousa Borges, na frente do filho da vítima, em 2019. O Ministério Público do Piauí (MPPI) informou que já recorreu da sentença, pedindo aumento da pena e novo julgamento.

O Conselho de Sentença condenou o réu por homicídio privilegiado e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. O ex-policial também deve pagar uma multa penal de R$ 4.040. O julgamento aconteceu na 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina.

Francisco Ribeiro chegou a atuar em um presídio militar de São Luís, no Maranhão, mas foi expulso. Atualmente, ele está preso no Piauí, onde deve permanecer para cumprir a pena.

O ex-policial também é acusado de outros três assassinatos. No dia 16 de agosto, Felipe da Silva Araújo, de 30 anos, foi morto com três tiros após ter sido perseguido. Segundo o coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Barêtta, Francisco nega a autoria desse crime.

Meses depois, no dia 6 de dezembro de 2018, o ex-policial teria matado Pedro Henrique de Sousa Florêncio, de 20 anos e Diego Armando Alves do Nascimento, de 16 anos. Ao DHPP, Francisco Ribeiro disse que matou as vítimas porque elas tentaram roubar sua moto.

Durante o julgamento, Francisco Ribeiro declarou que atirou no cabo Samuel de Sousa em legítima defesa. A tese é contestada pelo MPPI, que afirma que um vídeo gravado pela própria vítima afasta a possibilidade de que o homicídio tenha sido cometido em legítima defesa.

Francisco contou que estava indo pagar um boleto, quando foi abordado pelo cabo Samuel, que começou a persegui-lo. “Não tinha nada que justificasse aquela abordagem. Mandei ele seguir a viagem. Como ele fez a menção de puxar a arma, eu coloquei a minha na mão. Foi quando ele começou a filmar, eu me senti ameaçado”, contou.

O condenado revelou que tentou subir novamente na moto, quando o cabo tentou agarrá-lo. Os dois decidiram seguir viagem, mas houve um novo confronto em frente à uma escola na Zona Leste da capital, desta vez, com a arma em punho, segundo Francisco.


Um comentário:

  1. Só 9 anos? A lei brasileira é feita para punir a família da vítima. Esse policial nem ficará os 9 anos presos, pois com as gambiarras da lei sairá bem antes. Lamentável!

    ResponderExcluir