terça-feira, 27 de setembro de 2022

Polícia Civil deflagra operação de combate à violência contra idoso na capital

 


A Polícia Civil do Maranhão por intermédio da Delegacia de Proteção ao Idoso, deflagrou a Operação Vetus III. A ação faz parte de uma operação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de combater crimes de violência contra o idoso nos 26 estados e no Distrito Federal. Sendo este ano a terceira edição da referida operação.

A operação integrada, que teve início no dia 22 de agosto, foi planejada tendo em vista o alto número de denúncias de abuso contra pessoas idosas registradas pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

A Policia Civil do Maranhão apurou cerca de 190 denúncias que culminaram com a instauração de 108 procedimentos investigativos e 37 Medidas Protetivas de Urgência.

Os dados são da Defensoria Pública do estado do Maranhão e mostram que de janeiro a agosto deste ano foram contabilizados 729 casos de violência contra a pessoa idosa, foram quase 200 de negligência (198), 123 de violência psicológica, 111 de abuso financeiro. Ainda constam violência física com mais de 50 casos (57) e abandono com 35.

Os bairros com maior registro são: Anjo da Guarda e Cidade Operária (19) com 19 casos em cada, no São Francisco e em São José de Ribamar (18), com o registro de 18 casos em cada. Paço do Lumiar vem logo atrás com 17 registros. Na sequência os bairros do Centro (16), Cohab Anil (14) e Vila Embratel (11), todos com mais de 10 casos registrados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário