terça-feira, 27 de setembro de 2022

PSB/PDT: Vejam quem são os favoritos na Assembleia para formar maior bancada



Não é segredo pra ninguém que as siglas lutam para eleger a maior bancada na Assembleia Legislativa do Maranhão.

O PSB e o PDT, lutam para eleger maior número de deputados. Essa polarização que já é percebida na luta pelo Governo do Estado, entre Carlos Brandão (PSB) e Weverton Rocha (PDT), aparecem em todas as pesquisas se alternando na liderança, consequentemente, os partidos dos dois têm os principais candidatos e devem medir forças para eleger a maior bancada.

Nomes fortes não faltam!

PSB

Nesta reta final da campanha, o blog está analisando os candidatos com potencial de eleição para os cargos de deputados estaduais e federais. Vamos analisar neste momento os nomes para a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

De acordo com o site DivulgaCand, o Partido Socialista Brasileiro, PSB, partido do Governador Carlos Brandão (candidato à reeleição) e do ex-governador Flávio Dino, registrou 30 candidatos, sendo 9 mulheres e 21 homens. O partido possui uma boa quantidade de puxadores de votos: Carlos Lula, ex-secretário de saúde com uma gestão com grande aprovação deve ser o mais votado, é o grande nome do partido. Seguido por Lula temos nomes fortes também como a ex-prefeita de Urbano Santos Iracema Vale, é nome certo também para ocupar uma cadeira na Assembleia. Deputados já com mandatos também não podem ser descartados pela força e liderança, aí aparecem Marco Aurélio e Dr. Yglésio; Rafael e Adelmo Soares também possuem uma campanha movimentada. O deputado Ariston, também é candidato a reeleição, mas é bom lembrar que é suplente, assumiu a vaga de um outro parlamentar eleito de forma direta. A deputada Daniella tem uma campanha mais tímida, mas não pode ser descartada, além de ter o mandato tem como principal cabo eleitoral o marido/prefeito de Caxias, Fábio Gentil. Andrea Rezende e Antônio Pereira, são deputados com atuações tímidas na Assembleia, mas não podem ser descartados pelos mandatos. Outros fortes nomes aparecem dentro do chamado 'chapão', como Miltinho Aragão, esse com grandes chances de eleição, Florêncio Neto, Edson Araújo e Francisco Nagib.

Esses puxadores de votos têm juntos, em uma estimativa do Blog Eduardo Ericeira, cerca de 600 mil votos, podendo até ultrapassar essa margem. Com os demais candidatos “pequenos”, o partido pode alcançar até a incrível marca de 700 mil votos ou se aproximar dessa margem.

Baseado nos números de eleições anteriores e no atual cenário estadual, o quociente eleitoral para deputado estadual deve chegar a 80 mil votos, o que não é uma regra e o que depende de vários outros fatores, a própria votação de cada partido, número de votantes, nulos, faltosos.

Nesse sentido, o PSB deverá eleger 8 deputados estaduais de forma direta, podendo chegar a 9 deputados.

PDT

O Partido Democrático Trabalhista, PDT, que registrou junto a Justiça Eleitoral 22 candidatos a deputados estaduais, é outro gigante nesta eleição.

De acordo com o site DivulgaCand, de todos os candidatos existem 7 mulheres e 15 homens, o partido possui 7 excelentes puxadores de votos: Osmar Filho, Glalbert Cutrim, Thaiza Hortegal, Claudia Coutinho, Fred Maia, Ciro Neto e Luciano Leitoa.

Esses puxadores de votos podem juntos alcançar a marca de até 400 mil votos. Com os demais candidatos “pequenos”, o partido pode alcançar os surpreendentes meio milhão de votos ou próximo a isso.

Nesse sentido, o PDT pode fazer 6 deputados estaduais diretos, podendo chegar a um sétimo nome.

Por fora, lutando pela maior bancada na Assembleia, vem o PL de Josimar de Maranhãozinho, que ao que tudo indica, deve eleger um bom número de deputados, mas deve ficar com a terceira maior bancada. Não é possível descartar ainda a Federação PT/PCdoB/PV que também tem bons nomes, mas a federação não deve ultrapassar mais de 6 eleitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário