quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Saiba porque Fernando Braide enfrentará dificuldades para se eleger

Não é novidade que Fernando Braide tem como seu maior cabo eleitoral o irmão Eduardo Braide, prefeito de São Luís.

Sem qualquer articulação política, o irmão mais novo de Eduardo Braide, se aventura agora na política, como o irmão/prefeito e o ex-deputado Carlos Braide, pai de Eduardo e Fernando.

É aquela velha e não boa prática de famílias se perpetuarem na política, o que não é saudável a democracia. 

DIFICULDADE I

Além de Eduardo Braide, Fernando conta com apoios de alguns vereadores de São Luís, o que é normal, já que muitos dos nossos representantes na Câmara Municipal de São Luís, são defensores ferrenhos do prefeito - portanto nessa relação - digamos que uma troca de favores.

Vale ressaltar que são vereadores que se elegeram com uma votação bem abaixo de outros candidatos que em 2020 foram bem mais votados, mas acabaram sendo beneficiados pelo quociente eleitoral para ocupar uma cadeira na Câmara, podemos citar aqui entre eles Marcos Castro, que teve 2.607 votos na eleição de 2020, e entre os 31 vereadores ocupou a vaga 27; e Marlon Botão, último colocado entre os eleitos, ocupando a vaga 31, obteve pouco mais de 2 mil votos (2.013). Só para se ter uma ideia do "peso" desse apoio, o vereador mais votado em 2020 foi Osmar Filho, ele teve 7.447 votos, é cerca de três vezes mais votos em comparação a Marcos Castro e Marlon Botão.

DIFICULDADE II

Dentro do PSC, Fernando Braide tem fortes concorrentes, entre eles o deputado estadual Wellington do Curso, candidato à reeleição e que deve contar com o apoio do eleitorado contrário ao governo do Maranhão e o governo de São Luís, já que manteve uma postura de oposição no seu mandato. Vale ressaltar que a gestão Eduardo Braide é reprovada por boa parte da população da capital.

Júnior Vieira é outro fortíssimo candidato na sigla. O ex-secretário de segurança alimentar de São Luís fez um excelente trabalho na pasta. O jovem político, diferente de Fernando Braide, já tinha um engajamento na política, mesmo antes de ser secretário, contava com apoios de lideranças comunitárias em vários bairros de São Luís e atuou fortemente com serviços prestados e apoio a camadas importantes da sociedade, como os agricultores, as famílias de produtores rurais, feirantes, entre outras.

Júnior Vieira deve ser eleito no PSC, que pode eleger só um deputado. Reveja aqui no Blog Eduardo Ericeira

http://blogeduardoericeira.blogspot.com/2022/09/do-interior-zona-rural-de-sao-luis.html

Há ainda o ex-secretário de saúde, Ricardo Murad. Há quem diga que ele tem fôlego eleitoral, mas muito se duvida. Vale lembrar que em 2020, Murad foi candidato a prefeito em Coroatá, cidade que ele já administrou, mas terminou a eleição em terceiro, mostrando um total desprestígio.

Desta forma, o PSC deve fazer de um ou dois nomes no máximo para Assembleia Legislativa. O favorito é Junior Vieira, seguido por Wellington do Curso, sobrando desta forma Fernando Braide, que ao tudo indica, não deve se eleger.

DIFICULDADE III

Fernando Braide ainda não foi testado nas urnas. Chegou a ventilar uma candidatura por duas vezes, mas depois recuou. O irmão de Eduardo Braide não é conhecido do eleitorado maranhense e se apresentou como candidato a poucos meses da eleição, agora tenta correr atrás do prejuízo. É uma incógnita na política; assim como sua eleição?!

Um comentário:

  1. O eleitor tem que ser muito trouxa para eleger parentes de políticos cujas famílias se comportam como se fosse capitanias hereditárias. O prefeito Eduardo Braide é uma decepção, eu votei nele para evitar o Duarte candidato do governo estadual, mase arrependi logo. A gestão Braide é um puxadinho da gestão de Edivaldo, pois as práticas são as mesmas. O prefeito desconsidera os servidores públicos não concedeu aumento salarial para todos, mesmo sabendo que haja 6 anos não se tinha aumento. Hoje um secretário escolar que trabalha nas escolas cujo exercício é de 2008 e 2009 oriundos do concurso público realizado na gestão de Tadeu, recebe como salário líquido, após o desconto de previdência e vale transporte, R$ 1120, 00. Valor abaixo do Saláriosl mínimo. Enquanto empresas privadas que estão tendo seus contratos renovados com acréscimo de milhões de reais por ano. Isso sem contar os demais problemas que o atual prefeito não consegue solucionar.

    ResponderExcluir