sexta-feira, 21 de outubro de 2022

ARARI: Assistência a alunos com deficiência auditiva na rede municipal é discutida em reunião

 


Está em fase de formulação a Recomendação a ser encaminhada pela Promotoria de Justiça de Arari ao Município solicitando disponibilização de curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), com devida certificação de carga horária, aos professores auxiliares da rede municipal de ensino. Nas escolas municipais, existem 11 alunos com deficiência auditiva, mas há somente um intérprete de Libras, que dá assistência a estes estudantes.

O envio do documento foi uma das resoluções da reunião extrajudicial realizada nesta terça-feira, 18, entre a promotora de justiça Patrícia Fernandes Costa Ferreira e o secretário municipal de Educação, Marcelo Santana. A reunião ocorreu na sede da promotoria de justiça.

CAPACITAÇÃO

O Município de Arari disponibiliza vários professores auxiliares para cada aluno com deficiência auditiva. Entretanto, nenhum dos docentes tem formação em Libras. Parte dos educadores participa de um curso específico de capacitação na língua aos sábados, em Vitória de Mearim, a 12km de Arari. Em situações pontuais na sala de aula, os docentes participam de aulas com o intérprete.

Os alunos que não ouvem têm aulas em diversas matérias com os professores auxiliares e também participam de aulas de Libras com o tradutor. Gastos referentes ao curso, oferecido de forma particular, são custeados pela Secretaria de Educação, mas este ainda está em fase de habilitação junto ao Município.

Ao final da reunião, também ficou acertado que, em contrapartida ao envio da Recomendação, o Município encaminhará à Promotoria de Justiça a documentação relativa à formalização do curso de Libras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário