sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Cobertura vacinal no Maranhão é debatida em reunião com municípios


Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/MA), representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e gestores das secretarias municipais de saúde debateram sobre a cobertura vacinal no estado e as estratégias que vêm sendo realizadas para ampliá-la. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (21), no auditório da SES.

Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, incentivou os gestores a promoverem ações que ampliem o acesso da população à vacinação e, também, a informações acerca da importância da imunização.  

“Vivemos em um cenário de muita desinformação sobre as vacinas, por isso, esta campanha inclui a divulgação de informações verdadeiras para que a população volte a buscar a imunização como principal forma de se proteger contra as doenças imunopreveníveis”, destacou o secretário. 

O alerta aos municípios considera o atual cenário da vacinação no estado, no qual o percentual de cobertura vacinal contra a poliomielite, por exemplo, é de apenas 69,68%. Os dados indicam também baixa procura por vacinas contra doenças como meningite, hepatite A, sarampo, caxumba e rubéola, entre outras, como doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias.

A chefe do Departamento de Controle e das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, destacou as ações que vêm sendo realizadas pela Secretaria para incentivar a vacinação. 

“Lançamos uma campanha, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e com a Funac, para levar a vacinação às escolas e aos centros socioeducativos. Também trabalhamos em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena para ampliar a cobertura vacinal entre os povos indígenas no estado”, enfatizou Halice Figueiredo. 

Outros assuntos como o matriciamento da saúde mental na Atenção Básica também foram debatidos na reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário