sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Governo investe no desenvolvimento do estado ao valorizar servidores públicos

 


Neste 28 de outubro, o Governo do Maranhão comemora o Dia do Servidor Público, profissional que trabalha em prol da coletividade e do desenvolvimento social, com atividades ligadas diretamente à garantia de direitos e ao bem-estar da população maranhense em diversas áreas.

No Maranhão, o Governo do Estado reconhece a prestação desses serviços essenciais à população e investe na valorização do servidor por meio de auxílios, acompanhamento, facilitação na execução das atividades, reconhecimento da experiência e desenvolvimento profissional.


“Valorizar o servidor público é a marca da nossa gestão frente à Segep. Os funcionários do Estado possuem um papel incontestavelmente decisivo na administração pública. São eles que se voltam a atender o interesse coletivo e servir a sociedade. No tripé que norteia a atuação desses profissionais, eu destacaria qualidades como o compromisso, a ética e o sigilo”, pontuou o secretário de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), Pedro Chagas.

Pedro reforça, ainda, que a busca por benefícios aos servidores é uma forma de recompensar estes trabalhadores pelo padrão de qualidade na realização dos serviços públicos.

“As vitórias conquistadas até aqui, o alcance das metas e estratégias das secretarias/órgãos e entidades públicas e a aquisição de um padrão de qualidade essencial ao serviço prestado se deve à atuação deles, que merecem políticas de valorização do bem-estar, saúde e trabalho, prerrogativas do governador Carlos Brandão”, afirmou o secretário da Segep.


Melhorar os salários também é uma ação que reconhece os esforços, a exemplo dos professores da Rede Estadual de Ensino, que recebem a 2ª maior remuneração de educadores do país, segundo levantamento do jornal O Globo.

“Em 2016, me mudei para o Maranhão após realizar concurso, eu me surpreendi com o salário que foi oferecido. Estou aqui há 6 anos aqui e não me arrependo, eu vejo que o Governo não só diz, como ele tem essa preocupação de valorizar, de fato, e manter um docente satisfeito”, afirmou o professor Artur Nogueira, do Centro de Ensino Rio Amazonas, de João Lisboa.


O educador destaca também que a iniciativa do Governo impacta na satisfação dos professores, na oferta de uma educação de qualidade e pontua que as obras infraestruturais nas escolas contribuem para o entusiasmo dos docentes.

“Um colaborador satisfeito gera resultados satisfatórios. Quando a fonte pagadora me valoriza, eu devo valorizá-la e, sobretudo, os alunos, que são os maiores beneficiados pela iniciativa. Eu me surpreendo também, a cada dia, com a quantidade imensa de escolas reformadas, construídas e modernizadas, algo que nenhum estado do Brasil apresentou ou tem”, pontuou o professor.


Assistência à saúde do servidor

A promoção à saúde dos trabalhadores públicos é uma das diretrizes da Segep, que realizou ampliação estrutural do Centro de Atendimento e Diagnóstico Hospitalar (CADH), aumento no orçamento de serviços oftalmológicos, nos serviços de nefrologia, que agora atende 100 pacientes por mês; além da ampliação de 3 para 5 clínicas em atendimentos de odontologia exclusivos pelo Funben.

Também foi expandida a adesão ao Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão (Funben) para outros municípios, em especial, os da Região Tocantina; assinado termo de adesão entre a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e Funben, além de intensificadas as ações itinerantes do Hospital do Servidor nas secretarias de Estado, e renovação do termo de conveniência do Maranhão Parcerias (MAPA).


Durante a pandemia, foi mantido o funcionamento do Hospital HSLZ devido ao alto número de casos de Covid-19. E agora, em prevenção ao contágio da Varíola dos Macacos (vírus monkeypox), há a disposição de leitos exclusivos.


A servidora pública estadual, Juliana Santos, fala do quão importante tem sido o Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão e o Hospital do Servidor na manutenção da sua saúde.

“Sou usuária do Funben há três anos e, durante esse período, sempre fui bem assistida pelos profissionais do HSE/HSLZ. A estrutura nova e moderna dos hospitais exclusivos, de toda a rede credenciada, somada à atuação dos profissionais desses espaços faz do Funben um aporte essencial para a manutenção da minha saúde”, afirmou a trabalhadora.


Programas e iniciativas de valorização

Entre maio e setembro de 2022, a Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (Sagep) já contabilizou 3.959 atendimentos prestados a partir da promoção de 26 ações de valorização de servidores por meio dos núcleos de Saúde Ocupacional, de Atenção à Saúde Nutricional, de Atenção Psicossocial, além de eventos e ações.

O Governo do Maranhão também concedeu 11.414 benefícios entre janeiro e outubro deste ano, o que inclui adicional de qualificação, gratificação por estímulo profissional ou por titulação, progressão funcional ou por qualificação profissional, e promoção funcional.

Ainda como parte das realizações, foi melhorado o sistema de folha de pagamento do Estado e inseridos parâmetros no sistema de consignação, foram feitas análises de teto constitucional e de concessão de benefícios funcionais, concedidas matrículas, além da implantação do cumprimento das obrigações do eSocial para a MAPA e para Secretarias do Estado.

Visando garantir atendimento facilitado aos servidores, foi firmado um termo de cooperação técnica com o Procon para expansão da rede de atendimento e acesso do servidor a diversos serviços públicos, a exemplo de solicitações de auxílio natalidade, funeral, inclusão e exclusão Funben, prestação de informações, entre outros.


Semana do Servidor

As comemorações da Semana do Servidor, que iniciaram no dia 24, contaram com vasta programação envolvendo cafés da manhã, entrega de mimos, atendimentos em várias áreas da saúde, dia de autocuidado com massagens e relaxamentos terapêuticos.

Também foi promovida a 1ª edição da Feirinha do Servidor Empreendedor, que contou com cerca de 40 servidores estaduais. No Estacionamento do Centro Administrativo, foi realizada a Festa do Servidor, com atrações culturais, foodtrucks e uma ilha de brinquedos.

Para encerrar as comemorações, neste Dia do Servidor (28), a Segep e o Iprev farão a entrega da revitalização do Instituto de Previdência do Estado do Maranhão (IPEM), que conta com uma nova estrutura física e inauguração do projeto “Bem-Estar Melhor Idade”, que vai oferecer atendimentos médicos, em diversas especialidades, aos servidores públicos aposentados.

Um comentário:

  1. Daqui a 10 anos, o governo do Estado não terá mais nenhum servidor público, porque até lá os que ainda têm estarão se aposentando ou aposentados. O gov. estadual implantou uma política de terceirização a ponto de na área da saúde não ter nenhum servidor. Hoje todo o trabalho dos hospitais é feito por pessoas terceirizadas contratadas por empresas que lhes paagam um salário muito baixo e com atrasos, nas Upas os médicos estão com salários atrasados. Qd Flávio Dino estava em campanha em 2014, criticou a terceirização do gov Roseana, e prometeu fazer um grande concurso público para a área da saúde ganhou a eleição e qd se deu conta de que a terceirização é atrativa, não só
    Manteve como ampliou o serviço terceirizado. Na educação, os serviços das escolas é quase todo terceirizadosm com a exceção, por enquanto, do serviço de professores, mas estes têm sido contratados só por seletivos sem efetividade com salários baixos.

    ResponderExcluir